Arquivo do blog

domingo, 17 de junho de 2018

É JUSTO O SENHOR NOSSO DEUS...


Homilia do 11° Dom do tempo comum (Mc 4,26-34)(17/6/18).

“O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra." Assim Jesus começa a contar uma parábola comparativa, isto é, numa linguagem simples, para falar do Reino de Deus, infinitamente superior em tudo ao que vemos e entendemos da criação natural. De fato, "Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas."

Desse modo, quando ouvimos o Senhor, participamos diretamente da grande promessa: "Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna." Ou seja, Jesus veio nos revelar o Reino de Deus, a Vontade do Pai, e fazer-nos participantes de sua natureza divina.

Conforme vimos na segunda leitura, a fé que recebemos no batismo nos leva ter uma confiança inabalável no Senhor que nos conduz por meio de seu Espírito para vivermos em sua presença aqui e eternamente. "É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Caríssimos, cantemos, então, com o salmista as maravilhas do Senhor: "Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira. O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão. É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox