Arquivo do blog

sábado, 16 de junho de 2018

O SERMÃO DA MONTANHA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,33-37)(16/6/18)

Caríssimos, a liturgia desta semana nos presenteia com a meditação do Sermão da Montanha, célebre pregação de Jesus, por meio da qual ele faz uma revisão da Lei Deus dada por meio de Moisés. E hoje meditamos sobre a transparência com que devemos dar o nosso testemunho de fé, por meio da prática da vida, pois esta é uma prática diária que resulta no estado de alma que temos de acordo com o bem ou o mal que praticamos.

De uma coisa fiquemos certos a vida é uma missão e quando a cumprimos fielmente conforme a graça que nos é dada, tudo concorre para o bem de nossas almas e para a nossa felicidade eterna, como vimos na primeira leitura, onde o Profeta Elias, à pedido de Deus, chamou como servo Eliseu para este dar continuidade à missão profética que Deus lhe confiara.

Ora, um dos fundamentos da missão é a renúncia de tudo o que possuímos, até mesmo da própria vontade, se pondo à disposição do Senhor, para realizarmos os seus desígnios de amor. Escutemos, então, o Senhor: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." De fato, muitos não são felizes porque não abrem mão da própria vontade, querem que Deus se adapte ao seu modo de viver, carregado das manias e apegos que não passam de entraves impostos contra a livre ação do Senhor; e quando as coisas não acontecem como planejaram se afastam da fé e passam a viver de acordo com a mediocridade de sua indiferença.

Conclusão: Eis o que diz o Senhor no Evangelho de hoje: "Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”. Ou seja, esta é uma regra de ouro, bem é bem; mal é mal, e nunca se misturam, portanto, o que é mal só vem do mal; o que é bem só vem do bem. Todavia, muito cuidado com o bem aparente, pois este não passa de armadilha perversa para nos afastar do Senhor (cf. Mt 7,15-23).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox