Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de julho de 2018

A FAMÍLIA DE JESUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(24/7/18).

Falar e agir com conhecimento de causa proferindo sentenças eternas nascidas da sabedoria divina, é graça inestimável; ninguém tem essa capacidade fora do Espírito Santo de Deus que nos foi dado no batismo. De fato, tudo o que Deus Pai expressou até hoje o fez por meio dos Patriarcas, juízes e Profetas cheios do Seu Santo Espírito, e também por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, Sua Palavra viva e Eterna, por isso, tudo o que proferiram se cumpriu ou está se cumprindo.

Caríssimos, estamos diante do Grande Mistério de Deus, Criador e Redentor, cuja Sabedoria é de impossível penetração, pois nenhuma criatura poderá adentrar Nele, sem a devida permissão. É como disse o Senhor: "Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido." Mas, por que Deus nos criou com essa dependência? Porque Ele é a Fonte que nos alimenta, Nele temos tudo o que contribui para a vida e a santidade, e sem Ele nada temos.

A luturgia de hoje nos remete ao perdão que necessitamos por andarmos tão distantes do Senhor de nossa vida. Todavia, para uma melhor compreensão, pergunta-se, então, o que é o pecado? Como no Paraíso, é a prática da vida sem a presença de Deus nela, como se fossêmos autossuficientes, como se Dele não precisássemos; e o resultado desse pecado é essa tragédia que constatamos na face da terra.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a vontade do Pai é a Fonte inesgotável de nossa filiação divina, e nos mostra isso com a seguinte pergunta e resposta: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Ou seja, o nosso vínculo familiar com Deus, é espiritual e não carnal, como Ele mesmo já o dissera: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox