Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de julho de 2018

A SEMENTE E A PALAVRA....


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,18-23)(27/7/18).

Caríssimos, nunca uma promessa do Senhor deixou de ser atendida, nunca nenhuma de suas palavras deixou de ser cumprida, tal qual o Senhor a pronunciou, à começar pela criação, pois somos obras de Suas mãos, Palavras Suas realizadas, por isso, somos mistério insondável. Vejamos, então, uma das promessas do Senhor na primeira leitura de hoje: "Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau”. Ou seja, o mal que ora existe, não mais existirá em nosso meio, disso fiquemos certos.

Caríssimos, um dos meios de comunicação mais eficaz que existe se chama "Palavra", porque não se resume apenas à comunicação de sons, mas sim de um conteúdo que pode mudar tudo na vida, para o bem ou para o mal; depende de quem recebe e de como recebe tal comunicação. São Paulo escrevendo a Timóteo, disse: "Prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir."

Com efeito, Jesus, no Evangelho de hoje, faz uma analogia entre semeador e comunicador; sementes e palavras; terrenos e o coração de quem as recebe; o resultado são as atitudes maléficas ou benéficas que cada um produz. Explica Ele, que existem quatro tipos de terrenos nos quais as sementes de sua palavra podem vir a ser semeadas: a beira do caminho, o terreno pedregoso, o meio dos espinhos e a terra boa. Os três primeiros não surtem efeitos benéficos; o último, porém, produz o efeito desejado.

Portanto, quem recebe a Palavra, mas não presta atenção a ela, vem o maligno e a rouba do seu coração; quem recebe a palavra, mas não tem profundidade de alma, no calor da perseguição desiste de seguir o Senhor; quem a recebe entres os espinhos das preocupações e ilusão das riquezas a sufoca e se tornam inúteis. Porém, quem a recebe em terra boa, esse produz fruto, cem, sessenta, trinta por um. Quem tiver ouvidos ouça e aplique à sua prática de vida.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox