Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

A PARÁBOLA DOS PEIXES BONS E RUINS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,47-53)(02/8/18)

Caríssimos irmãos e irmãs, vivemos no Reino transitório dos homens, e nele nos encontramos em meio à uma dicotomia que divide e que massacra à muitos, porque se vêem como inimigos uns dos outros outros e não como irmãos que se amam. No entanto, nem tudo está perdido, pois, com a vinda de Cristo, Ele nos deu à conhecer e participar do Reino de Deus, como Ele mesmo disse: "O Reino de Deus já está no meio de vós."

De fato, a fé católica tem a mesma extensão do universo que seu nome traduz, pois a Igreja é o Corpo Místico do Senhor, do qual somos os seus membros. A rede divina que o Senhor lançou sobre a humanidade nos pescou à todos, mas nem todos creram Nele, e essa é a condição fundamental para ser peixe bom, recolhido em seu cesto no final de tudo. Todavia, essa Parábola analogia, mostra também que os peixes ruins não escaparão da ruína à que se destinaram.

Com efeito, mais que uma simples Parábola, essa estória contada por Jesus nos ensina sobre o fim escatológico da vida, pois o imenso mar da existência é o mesmo para todos, isto é, as graças de Deus são igualmente para todos, mas nem todos querem viver conforme a sua disciplina, e com isso, arruínam a própria vida se tornando como que peixes inúteis.

Conclusão: A Igreja é a escola de santidade na qual pelo batismo estamos matriculados; ela é, de fato, a parte visível do Reino de Deus neste mundo; é nela que nos dedicamos à vida eterna, por isso, assumir a condição de santidade que o Senhor nos oferece nela, é já participar da plenitude de sua Páscoa etena.

 Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox