Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A VOCAÇÃO MATRIMONIAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,3-12)(17/8/18).

Caríssimos irmãos e irmãs, na liturgia de hoje Jesus nos ensina quais as vocações às quais Deus chama seus filhos e filhas para realizarem neste mundo a sua vontade à caminho do Reino dos Céus. A primeira delas é a vocação matrimonial, isto é, a formação da família e sua unidade, pois ela é geradora da vida e das outras vocações.

Ora, como disse o Senhor, a vocação matrimonial é fruto do amor esposal entre um homem e uma mulher, chamados à formar uma nova família e manter a unidade desse vínculo sustentados pela graça de Deus que os une por sua benção e seu amor. Questionado sobre isto, Jesus respondeu aos seus interlocutores: "O que Deus uniu, o homem não separe”. Ou seja, a obra de Deus se firma em Deus pela correspondência à sua benção que a sustenta e mantém.

De fato, a nossa existência no mundo requer um sentido profundo para nos sentirmos realizados como filhos e filhas de Deus, conscientes dos direitos e deveres à serem exercidos e cumpridos para o bem e a felicidade de todos. Todavia, é preciso lembrar que o que fundamenta a vida e a família humana é a nossa filiação divina, pois somos a família de Deus, com todas as virtudes eternas que dele recebemos para vivermos como seus filhos e filhas neste mundo.

Caríssimos, Deus nos criou "à sua imagem e semelhança," para sermos santos como Ele é Santo; com isso, entendemos que as vocações são meios de santificação por excelência de nossa existência. Portanto, peçamos ao Senhor o discernimento para termos a certeza de nossa vocação, para que assim por meio dela, santifiquemos nossas almas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox