Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,13-22)(27/8/18).

Caríssimos, ainda que os homens nos fechem todas as portas das oportunidades humanas, Deus nos abre sempre os horizontes do seu Divino Amor. Pois em Cristo Jesus, por sua fidelidade ao Pai, temos a graça do perdão e da permanência Nele, para testemunharmos a sua ressurreição e vivermos desde já a vida nova do mundo novo que virá. É bem como escreveu São Paulo: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!"

Quando o Senhor Jesus chamou os Apóstolos para seguí-lo em sua missão, os exortou dizendo: "Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós."

Com efeito, a dimensão humana é limitada quando não se vive da fé, porque para os que creem tudo é possível, conforme o Senhor nos ensinou (cf. Mc 9,23). Por isso, precisamos cuidar para não limitar o poder de Deus por meio da prática nefasta do falso moralismo, pois foi impondo esse critério que os Fariseus fecharam as portas do Reino de Deus à si mesmos e à àqueles que o seguiam, visto que caíam em constante contradição pregando os preceitos da fé, mas não cumprindo o que pregavam.

Conclusão: Viver é praticar a vida segundo a Vontade de Deus, pois a vida é uma dádiva divina; por isso, disse o Senhor: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus." Com efeito, não somos chefes uns dos outros, mas simples servos cumprindo a missão que o Senhor nos confiou; por isso, a quem o Senhor deu a graça de conduzir o rebanho, não se esqueça que também é ovelha e que tem no Senhor o único Pastor; e não adianta querer se desculpar pelo mal praticado, é preciso reconhecer os erros, corrigi-los e não cometê-los mais.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox