Arquivo do blog
-
▼
2018
(246)
-
▼
agosto
(26)
- PRUDÊNCIA & IMPRUDÊNCIA... AS DEZ VIRGENS...
- O BOM E O MAU SERVO...
- A INCOERÊNCIA É MÃE DA HIPOCRISIA E DA CEGUEIRA ES...
- AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS...
- SENHOR, TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA...
- NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR, SENHOR...
- MARTÍRIO DE SÃO BARTOLOMEU...
- MARIA SANTÍSSIMA, MÃE E RAINHA DO CÉU E DA TERRA....
- A PORTA EXTREITA DA SAVAÇÃO...
- O VERDADEIRO TESOURO...
- SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS...
- O INOCENTE VENCE SEMPRE...
- A VOCAÇÃO MATRIMONIAL...
- QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR AOS MEUS IRMÃOS?
- A CORREÇÃO FRATERNA...
- MÁRTIRE DA CARIDADE - SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
- EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU...
- SANTA CLARA DE ASSIS
- A PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO...
- UMA QUESTÃO DE FÉ E HUMILDADE...
- JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS...
- FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR...
- JESUS NA SINAGOGA DE NAZARÉ...
- A PARÁBOLA DOS PEIXES BONS E RUINS...
- ABORTO NÃO...
- O TESOURO E A PÉROLA PRECIOSA...
-
▼
agosto
(26)
terça-feira, 14 de agosto de 2018
MÁRTIRE DA CARIDADE - SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,1-5.10.12-14)(14/8/18).
A vida de um mártir e seu martírio é uma expressão genuína do seu amor à Deus à cima de todas as coisas. Dar a vida pela fé significa viver a dimensão da entrega total ao Senhor para ser santo como Ele é Santo. Com efeito, na sua Carta aos Efésios, São Paulo nos exorta o seguinte: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor." Ora, isso significa dizer que somos obras das mãos de Deus e que, por isso mesmo, devemos viver para Ele em justiça e santidade todos os dias de nossa vida, em conformidade com a sua vontade eterna.
Hoje a Igreja e nós franciscanos do mundo inteiro e em especial a nossa Província, celebramos o glorioso martírio de São Maximiliano Maria Kolbe, lembrando-nos que ele deu sua vida por um pai de família na segunda Guerra mundial, ocupando o seu lugar no bunker da fome, para que este voltasse ao seio de sua família.
Caríssimos, Deus é o Senhor de tudo e conhece todas as coisas, por isso, um martírio como esse é o triúnfo do seu plano de amor para a nossa salvação. Pois não é algo planejado, mas acontecido como sinal de sua presença na vida de todos nós que sofremos em meio às contradições deste mundo. De fato, mesmo que tudo pareça perdido, o Senhor se mostra em meio à essa nossa aparente derrota para nos fazer triunfar com Ele por sua morte e ressurreição.
Por fim, meditemos com as palavras de nosso grande mártir São Maximiliano Maria Kolbe, também conhecido pela célebre frase de São João Paulo II: "O santo desse nosso século difícil. "Só Deus é infinito, sapientíssimo, santíssimo e clementíssimo, Senhor, Criador e Pai nosso, princípio e fim, sabedoria, poder e amor; tudo isso é Deus. Tudo que não seja Deus só vale enquanto se refere a ele, Criador de tudo e Redentor dos homens, último fim de toda a criação. Tudo isso conseguiremos mais facilmente pela Virgem Imaculada, a quem a bondade de Deus confiou os tesouros da sua misericórdia. Pois não há dúvida que a vontade de Maria seja para nós a própria vontade de Deus."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário