Arquivo do blog

sábado, 25 de agosto de 2018

NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR, SENHOR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,1-12)(25/8/18).

Caríssimos, a síndrome do poder consiste em achar que, quem o detém pode tudo, isto é, ordena e faz o que quer ou como lhe apraz, esquecendo-se que na ótica divina o único poder que nos salva se chama serviço humilde, isto é, aquele que transparece Deus em tudo o que faz. Fora isto, o poder é um vício que afoga na miséria da arrogância aqueles que desprezam a virtude da humildade.

A vida que Deus nos dá é também o lugar de sua revelação no mundo, pois, só Deus pode dar a vida e ninguém mais; quanto à nós, é aqui que construímos o nosso devir, por meio das virtudes eternas que revelam o que somos em Deus ou o que não somos se não a vivermos. Por isso, dada a essência da natureza divina que recebemos no batismo, se faz necessário nos mantermos em estado de graça para obtermos os frutos da redenção que o Senhor realizou em nosso favor.

De fato, a obra da redenção da humanidade custou o derramamento do sangue do Filho de Deus, pela opressão e fragelo de seus algozes que o rejeitaram e o sacrificaram pelo ódio que cultivaram em suas almas. Todavia, Deus o ressuscitou dos mortos fazendo triunfar o seu amor pelo perdão que Dele recebemos, quando do alto da cruz, disse: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem." (Lc 23,34).

Caríssimos, escutemos, então, o Senhor: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!"

De certo, a coerência é a virtude que nos faz transparecer Deus; sem ela não passamos de hipócritas egoístas, cegos espirituais à caminho da perdição eterna. Portanto, a conversão é um fator diário onde se faz necessário o arrependemento sincero de nossos pecados, para vivermos em tudo a conformidade com a Vontade de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox