Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A QUEM MUITO AMOU, MUITO SE PERDOOU...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 7,36-50)(20/9/18).

Caríssimos, Deus se faz sempre presente nas situações da vida, os homens é que não percebem isso por falta de discernimento e de compromisso para com Ele; às vezes, até o convidam para entrar em suas vidas, mas não o recebem devidamente, por isso, tendem a culpá-lo pelos próprios erros, e com isso não o amam nem se deixam amar. E o resultado é esse trágico confronto entre homens e homens por não viverem na sua presença.

Com efeito, Deus se faz presente visívelmente no meio de nós pela Santa Eucaristia, Corpo e Sangue do Senhor, Sacrifício de amor, Pão da vida eterna; Ele também se faz presente por Sua Divina Palavra proclamada e escutada diretamente por todos nós; se faz presente também em nossa oração, basta silenciar em nossa mente tudo o que não é a sua vontade, e com a devida atenção escutá-lo espiritualmente, pois a Verdade nos fala sempre.

Mas, como receber o Senhor e permanecer na sua presença? Caríssimos, a humildade de São Paulo na primeira leitura nos ensina isso, visto que ele se pôs no último lugar ao anunciar o mesmo Evangelho que os outros apóstolos anunciavam. Aliás, em outra passagem ele também deu seu testemunho à esse respeito: "Irmãos também eu, quando fui ter convosco, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado."

No Evangelho de hoje ouvimos a narração do convite que Simão fez a Jesus pra cear em sua casa. Ora, Deus nos escuta por nossas atitudes, pois elas revelam nossas intenções e o que somos e temos em nossos corações. A meretriz que muito devia a Deus, por causa de seus pecados, o amou muito mais por seu arrependimento e humildade, e por isso foi perdoada; Simão, mesmo se tendo por justo, não agiu como tal, e o resultado foi a revelação de que, de fato, pouco amava Deus.

Caríssimos, quando o nosso coração está cheio de falsos julgamentos e de nós mesmos, não existe nele espaço para a presença de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox