Arquivo do blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A UNIDADE DO ESPÍRITO NO VÍNCULO DA PAZ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,38-44)(05/9/18).

Viver sem apegos é manter-se na unidade do Espírito...

Quando Deus criou o homem e a mulher, os criou para viverem em sua presença gozando de sua amizade para além da finitude que os cercava. Todavia, com a queda no pecado essa aliança de amor com o Senhor ficou abalada, porque em Deus não há pecado e todo pecado nos afasta Dele, mas não de sua misericórdia, é por isso que ainda existimos porque somos guardados por seu divino amor.

Na primeira leitura de hoje vimos a querela que havia na comunidade de Corínto devido o partidarismo criado entre eles por fazerem distinção de pessoas devido aos seus apegos, ao que São Paulo os corrige mostrando que isso é fruto do viver carnal e não de quem é conduzido pelo Espírito de Deus. De fato, tal viver gera todo tipo de disputa e divisão tornando a vida comunitária um verdadeiro inferno.

Bem ao contrário, o viver no Espírito gera a perfeita comunhão fraterna, porque é o Senhor quem nos conduz, como vimos na primeira comunidade de Jerusalém: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça."

O Evangelho de hoje revela três atitudes importantes na vivência da fé: a intercessão, a busca de Jesus para a solução todos os males e a evangelização como expansão das graças por Ele derramadas. Primeiro, pela intercessão dos Apóstolos Jesus cura a sogra de Pedro que logo se põe a serviço de todos; segundo, Jesus cura todos os males daqueles que o buscaram sem distinção; por fim, para fugir dos apegos, o Senhor expande sua graça para outros necessitados como parte de sua missão. Desse modo, entendemos claramente o que Ele nos ensinou: "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!"

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox