Arquivo do blog

domingo, 2 de setembro de 2018

A VIDA É UMA PRÁTICA QUE REVELA QUEM SOMOS...


Homilia do 22°Dom do tempo comum (Mc 7,1-8.14-15.21-23)(02/9/18)

Caríssimos, o que é a Lei de Deus? É a Sua Palavra com a qual Ele criou todas as coisas e as governa. Deus está sempre presente em meio à nós, seja por suas leis naturais seja por seus decretos divinos ou mandamentos, que nos ensinam como reconhecê-lo e como viver em plena comunhão de amor com Ele por meio de nossa obediência.

Mas, o que é mesmo a obediência? É um dom divino recebido por todas as criaturas pelo qual amamos o Senhor e o seguimos em seus planos para nos mantermos na vida, pois foi para isto que Ele nos criou, para termos vida e a termos em abundância. Exatamente como meditamos na segunda leitura: "Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas."

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que não é a aparência que revela quem somos, mas as atitudes interiores pelas quais decidimos toda a nossa prática de vida no tribunal de nossa consciência; disse o Senhor: “Escutai, todos, e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

Caríssimos, o tempo passa, a nossa prática de vida o acompanha; mas, o que estamos fazendo com o tempo que ainda temos? Será que o estamos aproveitando para nos dedicarmos ao Reino de Deus ou para julgar-nos uns aos outros? Destarte, "Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé. Provai-vos a vós mesmos. Pois, Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox