Arquivo do blog

terça-feira, 4 de setembro de 2018

CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,31-37)(04/9/18)

Caríssimos, a liturgia de hoje nos dá o entendimento de que o homem natural necessita da graça de Deus para viver sua filiação divina, ou seja, precisa do Espírito Santo para viver segundo a Vontade de Deus. De fato, isso parece obvio, mas nem todos o entendem, porque para entender é preciso viver a fé, porque "sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram." Em outras palavras, por meio da fé, dom do Espírito Santo, encontramos Deus como Pai e Senhor de nossa vida.

Com efeito, o batismo que recebemos é o novo nascimento na ordem da graça, isto é, nascidos da água e do Espírito Santo para o viver novo como homens novos. O batismo nos confere a libertação do pecado e a total purificação de nossas almas; por meio dele o Espírito Santo potencializa em nós todos os valores eternos que nos capacitam para vivermos a perfeita comunhão com o Senhor.

Na primeira leitura de hoje, São Paulo nos ensina sobre a grande diferença que há entre o homem natural e o homem espiritual, ou seja, conduzido pelo Espírito Santo: "O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém."

Caríssimos, desse modo, compreendemos que precisamos viver a fé espiritualmente e não apenas naturalmente, isto é, precisamos viver conduzidos pelo Espírito do Senhor, "pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox