Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

SEGUIR JESUS É FAZER A VONTADE DO PAI...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,27-38)(13/9/18).

Caríssimos, vivemos em meio aos mais diversos tipos de relacionamentos e ninguém vive sem eles; porém ou no mais das vezes, nos esquecemos do mais importante de todos, nosso relacionamento filial com Deus, porque é dele que depende o nosso bem estar no mundo e entre nós. Relacionar-se filialmente com Deus significa viver em comunhão com Ele por meio da oração e da obediência aos Seus Santos Mandamentos e aos ensinamentos de Jesus.

Com efeito, em meio à tantos relacionamentos somos tentados das mais diversas formas, em especial pelo julgamento condenatório dos outros e até de nós mesmos, como que nos esquecendo que somos irmãos e que precisamos viver em paz entre nós. Somos também tentados pelo apego às coisas e pessoas de tal forma, que elas se tornam idolatradas causando terríveis transtornos naqueles que as cultuam.

Ora, num mundo em que os homens multiplicam os ídolos não existe espaço para Deus em seus corações, isto porque toda forma de idolatria é caminho tortuoso que leva a lugar algum. De fato, é por isso que esse mundo está perdido, sem rumo, e o pior de tudo, sem jeito, fadado ao desespero, ao caos total.

No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que amar o próximo como a si mesmo, requer o não julgamento e ao mesmo tempo o perdão para que haja a graça que nos liberta de todos os apegos e de todo mal que possa existir.

Portanto, seguir Jesus é fazer a vontade do Pai, é tornar-se um só com Ele, é ter dele a certeza da vida eterna. Numa alma em que Cristo ocupa o primeiro lugar, não existe espaço para os apegos, os ídolos ou as fantasias, sejam elas antigas ou modernas; porque para a alma que vive em Deus tudo nela revela as graças incomensuráveis que só Ele pode nos dar.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox