Arquivo do blog

terça-feira, 9 de outubro de 2018

EM CASA DE MARTA E MARIA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,38-42)(09/10/18).

Caríssimos irmãos e irmãs, a vida humana é um dom precioso de Deus, entretanto, no mais das vezes nos atormentamos à nós mesmos com vãs preocupações como se isso tivesse algum sentido ou nos causasse algum bem; na verdade essa atitude de preocupação inadequada não passa de ativismo estéril, infecundo que em nada nos ajuda, mas só serve para atrapalhar o bem viver e o convívio fraterno.

No Evangelho de hoje, Marta convida Jesus para uma refeição em sua casa, mas não tem tempo para Ele, pois, mesmo no anseio de bem servir-lo junta a isso uma ácida crítica à sua irmã Maria por ela sentar-se aos pés do Senhor para o escutar e não se prestar de imediato aos afazeres da casa. Ora, a resposta de Jesus a Marta nos mostra que o muito ou o pouco fazer sem o devido sentido da fé, perde a espontaneidade da boa convivência, a plena disposição em servir e a generosidade de bem acolher, tornando-se assim uma espécie de obrigação estéril eivada de insatisfação e aborrecimento.

De fato, sem unidade em meio à diversidade dos dons não existe paz, mas somente conflito de interesses ou de aparência. Ora, somos parte do Corpo Místico de Cristo, a Igreja. Porém, esse Corpo é Santo, por isso, tudo em nosso viver precisa transparecer a santidade do Senhor à quem somos unidos e a quem servimos, caso contrário, não passamos de galhos secos, esturricados que só servem para serem incinerados.

Caríssimos, quando o nosso viver tem como base o amor fraterno e o bem de todos, isso é infinitamente superior à tudo que se concebe a partir do ativismo estéril que só gera críticas, conflitos e divisões. Na verdade, quem busca a paz e o bem comum sabe escutar o Senhor para agir com a sua sabedoria, e assim fazer a sua vontade em tudo, como Ele nos ensinou: "Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox