Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O SEGUIMENTO DE CRISTO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,57-62)(03/10/18).

Caríssimos, Santa Teresinha do Menino Jesus, escreveu que a "vida é um brevíssimo segundo"; de fato, se comparada com a eternidade, ela é um pequeníssimo grão de areia na extensão do imenso mar; todavia, pergunto, mas à quem estamos dando esse "brevíssimo segundo", esse minúsculo grão de areia? Porque mesmo pequeníssimos, temos da parte de Deus a liberdade de decidir à quem queremos seguir.

Caríssimos, viver não é somente ser e estar no mundo; viver é traduzir o que somos em ações que nos levam a um destino eterno. De certo, estamos no tempo, mas já com a certeza de seu fim, todavia, é aqui que definimos nosso devir. E se o nosso devir tem como fundamento o seguimento de Cristo, nada temos a temer, pois tudo o que se fundamenta em suas Palavras tem a garantia da felicidade eterna.

O Evangelho de hoje apresenta três casos de chamados para o discipulado de Cristo: o primeiro, é o daquele que deseja seguí-lo, mas tendo em vista os valores temporais; ao qual o Senhor respondeu: "As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”.

O segundo, é um chamado direto: "Segue-me." Mesmo assim ele queria pôr os projetos pessoais acima do discipulado; ao que, disse o Senhor: "Deixa que os mortos, enterrem seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. O último caso, é daquele que dá desculpas por causa do apego aos afetos familiares; à esse Ele respondeu: "Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus."

Conclusão: A disponibilidade é uma das principais virtudes daqueles que são chamados, os humildes de coração; pois reconhecem que os critérios para crer e seguir Jesus não são humanos mais divinos, por isso, não impõem condições para segui-lo, simplesmente o seguem porque ouvem e obedecem à sua voz.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox