Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

NÃO JULGUEIS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 15,1-10)(08/11/18).

Caríssimos irmãos e irmãs, a tentação mais constante que sofremos é a de julgar-nos e condenar-nos uns aos outros. Todo julgamento sem a devida autoridade para isso, é injusto e malfazejo porque não condiz com a verdade, embora os pretensos julgadores digam que sim, todavia, as reais motivações não passam de interesses mesquinhos eivados de parcialidade com doses cavalares de perversidade.

Todos nós que aqui vivemos de alguma forma já fomos julgados ou julgamos injustamente e é difícil até enumerar os casos ocorridos, pois são tantos que não se dão à lembrança. Com efeito, no dia em que o ser humano deixar de julgar e condenar uns aos outros injustamente, será feliz e nada lhe impedirá de viver em paz, pois fomos criados por Deus para amar-nos uns aos outros e não para nos condenar mutuamente.

O Evangelho de hoje começa com a passagem em que Jesus é julgado e criticado porque "acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Ora, e quem o julga são exatamente aqueles que deveriam recebê-lo, pois para isto é que foram escolhidos e constituídos no posto de guardiões da fé e dos bons costumes; e no entanto, com suas atitudes mesquinhas, desdenham da Lei que dizem defender, e fazem isso porque a interpretam não como um meio de salvação, mas sim de condenação.

Conclusão: "Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Portanto, falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox