Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

SEM CONVERSÃO, NÃO HÁ SALVAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,14-22a)(10/01/19).
.
Caríssimos, quem não sentiria a maior alegria tendo um encontro com Jesus como esse da Sinagoga de Nazaré que vimos no Evangelho de hoje? Vê-lo face a face; ouví-lo pregar a boa nova; ver os sinais que realizava demonstrando que era o Messias enviado pelo Pai... Ora, tudo isso aquele povo teve a graça de contemplar, no entanto, nem todos o acolheram como deveriam acolher. Mas, por que todos não creram Nele? A resposta se faz presente ainda hoje em meio à essa nossa sociedade hodierna.
.
Com efeito, a fé é um dom do Espírito Santo que todos os batizados receberam quando de seu batismo, mas é preciso vivê-la intensamente, caso contrário, ela é como uma bela teoria que muitos aceitam, mas não experimentam o seu resultado prático. São João na primeira leitura de hoje nos mostra isso: "Caríssimos, quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê."
.
De fato, estamos acostumados a viver naturalmente, mas não espiritualmente; ora, isso equivale a dizer que a maior parte da humanidade vive mergulhada no hedonismo, isto é, na busca do prazer, fama, poder, extravagância e quase nenhuma comunhão com a vontade de Deus. E o resultado de tudo isso, é uma sociedade dominada pelo inimigo de nossas almas; e cada vez mais afastada da fé, da esperança, do amor fraterno e de todos os valores cristãos que nos proporciona viver a unidade e à paz interior que tanto precisamos.
.
Conclusão: Caríssimos, a única solução para todo esse desvario que se faz presente no mundo é a volta de todo coração ao Senhor Jesus Cristo por meio do arrependimento sincero e da conversão; sem isso, este mundo está perdido, destinado ao caos eterno. Escutemos, então, o que diz o Profeta Isaías: "Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox