Arquivo do blog

domingo, 17 de fevereiro de 2019

AS BEM-AVENTURANÇAS...


Homilia do 6°Dom do tempo comum (Lc 6,17.20-26)(17.02.19)
.
Caríssimos, só existem duas vias para se chegar à eternidade; uma é a via da Verdade, Cristo Jesus, caminho de santidade que nos leva à salvação eterna; outra é via da mentira, comandada pelo príncipe das trevas, e trilhada por aqueles que o seguem em sua desobediência rumo à perdição eterna. Ora, quando examinamos a história da humanidade vemos claramente esses dois princípios presentes nas ações daqueles que se dicidiram por uma dessas duas vias.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos revela quem são os viandantes destas vias e quais os resultados de suas escolhas. Para cada Bem aventurança apresentada existe um contraste: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome!"
.
"Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.
.
Conclusão: Caríssimos, como vimos a cima mesmo vivendo em meio às constantes provações deste mundo os filhos e filhas de Deus continuam assistidos e consolados por Ele até chegarmos à Glória do Seu Reino onde receberemos em plenitude tudo o que nos foi prometido nas Bem aventuranças, como Ele mesmo nos garantiu: "Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu." Portanto, a narrativa das Bem aventuranças e seus contrastes, é como que a descrição do juízo final e o seu resultado.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox