Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,14-29)(25/02/19)
.
Caríssimos, a Sabedoria Divina é o Espírito Santo que emana do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, é Ele que falou pelos profetas, como meditamos no livro de Sabedoria: "É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única, tudo pode; imutável em si mesma, renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus."
.
Com efeito, a nossa alma é eterna, única e intransferível, lugar sagrado, habitação do Espírito Santo, por isso, qualquer outro espírito que nela entre pelo consentimento humano, é uma das piores ofensas cometidas contra Deus, porque Ele nos criou à sua imagem e semelhança para vivermos a unidade do seu amor. É como escreveu São Paulo: "Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou."
.
No Evangelho de hoje Jesus expulsa o demônio de uma criança e com isso nos ensina que a fé e a oração são as armas espirituais com as quais se expulsa o maligno que quer ocupar nas almas um espaço que não lhe pertence. Por isso, muito atenção, o maligno se revela pelas tentações, e, depois da queda, se esconde no pecado praticado, escravizando aqueles que a ele se submete. É como o Senhor nos ensinou: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." Portanto, só existe liberdade nas almas que vivem em estado de graça, porque são habitadas pelo Espírito Santo (cf. Sb 1,4-5; 2Cor 3,17).
.
Conclusão: Caríssimos, Deus nos ama infinitamente e não permite que sejamos tentados além de nossas forças naturais, mas, com a tentação Ele nos dá os meios de suportá-la e sairmos dela (cf. 1Cor 10,13); para isso, nos deu o livre arbítrio que é a presença do seu poder em nossas almas para dizermos sempre não ao mal, e dizermos sempre sim ao bem que o Senhor nos dá a ser e a praticar como sinal de sua divina misericórdia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox