Arquivo do blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O FERMENTO DOS FARISEUS E HERODIANOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,14-21)(19.02.19)
.
Caríssimos, quem escuta a Palavra de Deus como discípulo atento que põe em prática tudo o que o Senhor lhe ensina, nunca erra o caminho porque é conduzido pela Sabedoria do Espírito Santo. Mas, quando isso não acontece, é porque o entendimento está ofuscado pelos interesses materiais ou pelas preocupações com as coisas deste mundo, desviando-lhe do essencial divino que lhe fora revelado pela Palavra do Senhor.
.
De fato, "quando os olhos, os ouvidos e o coração do homem estão voltados apenas para os bens materiais [e/ou as vãs preocupações], é dificil a Palavra de Deus ser compreendida. Parece pura confusão. Mas confuso [mesmo] está quem vive do acidental e não do essencial" (Ir Maria do Rosário cdmd) que o Senhor nos revela.
.
Caríssimos, com isso entendemos que fomos criados para vivermos constantemente em sintonia com o Senhor pela graça do Espírito Santo que nos foi dado. É bem como nos ensinou São Paulo: "Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou
e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais."
.
Conclusão: "No Evangelho deste dia, Jesus adverte sobre o "fermento" dos fariseus, a hipocrisia religiosa; e de Herodes, a corrupção moral. Mas, enquanto isso, os discípulos estão voltados apenas para os poucos pães que trouxeram; Jesus, no entanto, parte das realidades humanas para nos revelar a essência das coisas. Mas, sem sensibilidade espiritual a Palavra de Deus não penetra na alma, é pura "confusão". Até hoje é assim. Quanto tempo levará até entendermos que a missão de Jesus não é apenas "multiplicar os pães" mas ensinar o caminho da vida eterna?" (Ir Maria do Rosário cdnd).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox