Arquivo do blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

A REGRA DE OURO DE NOSSA FÉ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,20-26)(15.03.19)
.
Caríssimos, existem dois caminhos que os seres humanos podem trilhar neste mundo; seguir por um deles depende das escolhas e decisões que tomam. No Antigo Testamento Moisés elertou o povo escolhido sobre isso, dizendo: "Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele."
.
Com efeito, a liturgia que hoje celebramos, trata especificamente da conduta dos homens diante do Senhor; aliás, Ele já os havia instruído por meio do Profeta Miquéias: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." Mas, infelizmente, a maioria da humanidade continua escolhendo o caminho da desobediência que leva à morte e à perdição eterna.
.
Em verdade, depois do pecado de nossos primeiros pais, a humanidade conheceu o quanto é triste e doloroso viver sem comungar com a vontade de Deus, como o constatamos atualmente; pois, o pecado nada mais é do isto, perder a graça santificante que nos leva à comunhão com o Senhor. Todavia, na primeira leitura dessa liturgia o Profeta Ezequiel nos mostra que mediante o arrependimento dos pecados praticados é possível encontrar o Senhor que por sua misericórdia e amor sempre nos perdoa.
.
Conclusão: Caríssimos, no Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que o nosso estado de graça depende sempre do amor com que amamos a Deus e ao próximo como a nós mesmos, pois, a prática dos mandamentos e de seus ensinamentos não pode ser comparada com a prática farisáica, ou seja, uma prática meramente externa, tomada pela hipocrisia e a incoerência. Portanto, a regra de ouro da nossa fé é esta: "Em verdade eu vos digo: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox