Arquivo do blog

sábado, 2 de março de 2019

DEIXAI VIR À MIM AS CRIANÇAS PORQUE O REINO DE DEUS É DAQUELES QUE SE ASSEMELHAM À ELAS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,13-16)(02.03.19)
.
Caríssimos, analisando a nossa estrutura conforme a primeira leitura de hoje, percebemos que somos um misto de fragilidade temporal, representada pelo corpo formado do pó da terra, e a grandeza eterna da alma criada à imagem e semelhança de Deus, como bem nos conta o texto: "Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu."
.
Ora, nessa nossa estrutura Deus nos deu um coração para ama-lo sobre todas as coisas e amar-nos uns aos outros e à todas as suas criaturas como a nós mesmos; nos dá a iluminação do Espírito Santo para compreendermos a sua vontade e pô-la em prática; nos dá os dons da ciência, da inteligência e do discernimento para conhecermos a essência das coisas e assim permanecermos em comunhão com Ele e por Ele fazermos o bem à todos.
.
Com efeito, no Evangelho de hoje meditamos o episódio dos discípulos que tentam impedir o encontro das crianças com Jesus, que ao perceber esse intento os repreende, nos mostrando que as crianças carregam em si os tesouros da Inocência e humildade que as faz semelhantes aos seus anjos da guarda que contemplam no céu a face de Deus. Por isso lhes diz: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos."
.
Conclusão: Caríssimos, que lições de vida tiramos dessa liturgia de hoje? Primeira, somos um sopro e isso nos ensina que dependemos sempre, por isso, peçamos ao Senhor o seu santo temor para reconhcermos que tudo lhe pertence e assim agradecermos por todo bem que Ele nos faz. Segunda, a nossa condição de fragilidade associada às virtudes da inocência e humildade nos aproximam do Senhor como crianças que nele confiam e a ele se entregam para sentir o aconchego e o calor do seu abraço de Pai.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox