Arquivo do blog

sábado, 23 de março de 2019

VIVER A MISERICÓRDIA DO SENHOR E POR ELE SER MISERICORDIOSO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 15,1-3.11-32)(23.03.19)
.
Caríssimos, a prática da fé é um convívio constante com Deus; é um viver perseverante em sua presença para não nos deixar dominar pelas tentações que à todo custo quer nos delisgar Dele. Ora, por Sua parte o Senhor sempre se mostra misericordioso para conosco nos ensinando que o mais importante na prática da fé é exatamente a nossa permanência Nele, para assim gozarmos de todas as suas graças.
.
A primeira Leitura de hoje nos mostra isso nas palavras do Profeta Miquéis: "Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia." Ou seja, essas palavras proféticas nos mostram quanto Deus é bom para conosco, pois nos dá atenção mesmo quando o ofendemos com os nossos pecados, como reza o Salmista: "Pois o Senhor te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão."
.
Mas, a grande demonstração de sua divina misericórdia está presente na parábola do filho pródigo que o Senhor nos conta no Evangelho de hoje. Como vimos, o filho mais novo pede ao pai sua parta da herança e dele se desliga para viver por si mesmo sem o seu aconchego paternal; e o resultado dos seus pecados quase o levou à morte, todavia, neste interim, se lembrou do pai e à ele voltou arrependido, sendo recebido com festa por aquele que nunca o esqueceu.
.
Conclusão: Caríssimos, nossa vida é a grande herança que Deus nos dá; mas, muitos estão se comportando como o filho pródigo da parábola, e estão destruindo sua herença com toda espécie de pecados que os mantém afastados do convívio de seu Pai eterno; todavia, nessa parábola o Senhor nos ensina que o tempo não muda a sua divina misericórdia, e que, por isso, é possível voltar arrependido ao seu convívio paternal.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox