Arquivo do blog

terça-feira, 2 de abril de 2019

A LÓGICA FARISÁICA X A LÓGICA DIVINA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 5,1-16)(02.04.19)
.
Caríssimos, a lógica farisáica é lógica mórbida, incoerente porque se muni do moralismo no que lhe convém para assim punir todos aqueles que não se encaixam em sua visão, ainda que estes sejam inocentes. Ela se faz presente em todos os tempos e em todas as camadas sociais, especialmente em nossos dias. De fato, no dia que o ser humano passar cinco minutos sem julgar nada nem ninguém, serão cinco minutos de paz, porque, com isso, impede as ações acusatórias do maligno.
.
Na liturgia de hoje o Senhor nos mostra como agem os que são movidos por essa perversa lógica; pois estes seguem-no não para ama-lo e obedece-lo, mas para persegui-lo em todos os sentidos e em todas as suas ações. Por exemplo, no Evangelho de hoje Jesus cura um enfermo que há trinta e oito anos esperava por essa graça; no entanto à concedeu em dia de sábado e por isso foi perseguido mesmo tendo feito um bem enorme.
.
Ora, a lógica divina da salvação é totalmente o contrário da lógica farisáica, ela dar a vida e o bem estar à todos, porque todos pertencemos a Deus; assim, tudo o que tenta impedir a felicidade que Deus nos dá em seu Filho, Jesus Cristo, revela a face tenebrosa da lógica farisáica que prefere a dureza punitiva da lei do que a misericórdia e o amor que a cumpre.
.
Conclusão: Caríssimos, escutemos com atenção estas palavras de São Paulo: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção [e a morte]; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox