Arquivo do blog

domingo, 16 de junho de 2019

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE...


SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE (Jo 16,12-15)(16.06.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, o Mistério da Santíssima Trindade é o primeiro dogma da Igreja, esse dogma reza que Deus é Um Só Deus, em Pessoas Três; em outras palavras, em Sua Natureza Divina, Deus É Uno; em Sua Expressão de Amor Deus É Trino, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo, em perfeita comunhão substancial, isto é, em perfeita comunhão de amor. E tudo criou como expressão de sua essência e com o mesmo sentido eterno de sua natureza.
.
Falando sobre esse mistério São Paulo assim o descreve: "Jesus é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele." (Col 1,15-17).
.
Na primeira leitura desta liturgia vemos como o hagiógrafo faz uma perfeita descrição do Espírito Santo personificado como a Sabedoria Divina, reveladora das obras de Deus: “O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada."
.
Conclusão: Caríssimos irmãos e irmãs, o Amor de Deus por nós é Infinito e por isso veio ao nosso encontro por Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, gerado de modo magnífico pela ação direta do Espírito Santo no Seio de sua Mãe, a Santíssima Virgem Maria. E não somente isso, mas também veio para nos resgatar do precipício no qual fomos jogados pelos nossos pecados. Portanto, celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade é também celebrar a nossa incersão em seu Seio Eterno depois de sermos redimidos por Cristo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox