Arquivo do blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

SENHOR PERDOA-NOS PELO TEMPO QUE PERDEMOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,45-48)(22/11/19)
.
Caríssimos, essa Liturgia de hoje nos convoca para fazermos a purificação do templo de Deus que somos. Na primeira leitura, Judas Macabeu e seus irmãos, depois de vencerem seus inimigos, destruiram o altar contaminado por eles e o reconstruiram fazendo a reconsagração do mesmo oferendo sacrifícios agradáveis a Deus.
.
Com efeito, nós também vivemos em meio à uma grande guerra espiritual cujo campo de batalha é a nossa mente, a nossa consciência. Por isso, precisamos expulsar todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos que chegam, pois, como filhos de Deus, somos incapazes de pensar o mal, a não que deixemos ele entrar por meio desses maus pensamentos que tentam nos convencer a praticar todo tipo de maldade.
.
Ora, tais pensamentos são sempre contra Deus, contra a Igreja, contra as outras pessoas e contra nós mesmos. Sigamos, pois, esta exortação do Senhor: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
.
Escutemos também esta exortação de são Paulo: "Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos... Isto praticai, e o Deus da paz estará convosco."
.
No Evangelho de hoje Jesus faz a purificação do templo expulsando os vendilhões, disse Ele: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Peçamos, então, ao Senhor para expulsar os vendilhões de nossas almas, pois eles roubam o nosso tempo e tiram a nossa paz. São eles: uso inadequado de celulares e redes sociais; e de outros meios de comunicação. E também aqueles que são Paulo chama de obras da carne (cf. Gal 5,19-21).
.
Caríssimos, quem não tempo para Deus, também não tem tempo para a salvação que Ele nos concede; de fato, hoje em dia se dá mais tempo ao ídolo moderno chamado celular, do que à vida de oração, de meditação da Sua Palavra, e da perticipação nos Sacramentos, especialmente da reconciliação e da Eucaristia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox