Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

MUITO CUIDADO COM O PECADO DA INTRANSIGÊNCIA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,1-6)(22/01/20)
.
Caríssimos, a intransigência é um enfermidade espiritual capaz de cegar as almas, impedindo-as de ter acesso às graças de Deus. Em uma de suas cartas São Paulo, escreveu: "Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra."
.
O Evangelho de hoje nos mostra quanta intransigência sofreu Jesus por conta de seus perseguidores, por não acolherem o seu ensinamento e nem os sinais que realizava em conformidade com a vontade do Pai. Ora, isso nos ensina que a fé é dom do Espírito Santo e sua prática requer a renúncia da própria vontade, para assim fazermos a vontade de Deus em todos os sentidos de nossa vida.
.
Com efeito, a Lei é a evidência da presença de Deus, é a sua voz escrita que nos põe em plena comunhão de amor com Ele; por isso, não pode ser interpretada conforme a própria vontade; desse modo, compreendemos que ela é a pedagoga que nos conduz a Cristo.
.
Ora, mas, quando o pecado toma conta do coração dos homens, eles deixam o amor pelo o ódio; a verdade pela mentira; a paz pela violência; por isso, no Evangelho de hoje, após a cura do homem com a mão paralisada, "os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo."
.
Caríssimos, essa liturgia nos ensina que não estamos aqui como juízes ou acusadores uns dos outros, mas como irmãos que se amam e se perdoam mutuamente, bem como nos ensinou o Senhor: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
.
Paz e Bem!(Mc 3,1-6)
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox