Arquivo do blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020



PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,22-26)(19/02/20)

Caríssimos, a vida humana enquanto tal precisa ser vivida a partir do sentido eterno para qual se destina conforme os desígnios de nosso Pai celestial. Ora, se referindo a isso, Jesus nos dá o exemplo de como fazermos a vontade do Pai: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."

São Tiago na primeira leitura, nos mostra o itinerário de como corroboramos esse ensinamento do Senhor: "Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus. Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas."

No Evangelho de hoje Jesus cura um cego que lhe foi apresentado, porém, não se trata de mais um sinal que revela a sua divindade ou que Ele é o Messias enviado pelo Pai. Com efeito, mais do que a cura física, o cego recebeu a cura da alma que o impedia de ver a Deus face a face; trata-se do conhecimento de Jesus Cristo, a luz verdadeira que vindo a este mundo nos liberta de todo mal.

Caríssimos, ao meditarmos o salmo de hoje vemos resumidamente alguns comportamentos que nos identificam como seguidores de Cristo: "Senhor, quem morará em vossa casa e habitará em vosso monte santo?
É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!"

Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox