Arquivo do blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

CUIDADO COM OS POLÍTICOS E SUAS IDEOLOGIAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,7-9)(23/09/21)


Caríssimos, a nossa vida é verdadeiramente um dom preciosíssimo de Deus, e precisamos vive-la como tal; no entanto, de uma coisa fiquemos certos, enquanto estivermos neste mundo, sofreremos as mais diversas tentações, principalmente as do poder, do ter e do prazer, que leva ao pecado mortal e ao afastamento de Deus.


Todavia, nos ensina são Paulo: "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela." (1Cor 10,13). E são Tiago completa: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam." (Tg 1,12).


Na liturgia de hoje vemos a ruína que o pecado gera tirando das almas a essência da vida e tudo o que as faz viver em estado de graça, isto é, em plena comunhão com a vontade de Deus, que é a única Fonte inesgotável da vida neste mundo e no outro. De certo, também vemos o quanto Deus é misericordioso para conosco nos ajudando a vencer todas as tentações e todo o mal.


No Evangelho de hoje o rei Herodes ao ser informado sobre os prodígios e milagres de Jesus tenta conhecê-lo, mas logo se dá conta do mal que havia feito a são João Batista, pois tinta dado ordem aos seus guardas para decapita-lo na prisão. De fato, não só basta a curiosidade de conhecer o Senhor Jesus; mas, se faz necessário o desejo de converter-se e segui-lo fielmente tal qual o fizeram seus discípulos e todos os homens e mulheres ao longo dos tempos.


Portanto, caríssimos, como nos ensina a Carta aos Hebreus: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas". (Hb 13,8-9a). De fato, este mundo está repleto de ideologias políticas e seus Herodes, que se apresentam como se ovelhas fossem, quando na realidade não passam de lobos ferozes.


Destarte, não nos deixemos enganar, pois, quando se mistura fé e ideologias, deixar-se de seguir a Cristo, para seguir os ideólogos e suas ideologias que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam. Ao contrário, é infinitamente melhor fortificar a alma pela graça permanecendo fiéis ao Senhor até o fim.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox