Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

O SILÊNCIO DE DEUS, É O SILÊNCIO QUE FALA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,16-18)(20/09/21)


Caríssimos, o mundo em que vivemos se encontra mergulhado num barulho ensurdecedor, e pior ainda, multiplica esse barulho de tal modo que torna insuportável o sossego e a boa convivência; de fato, onde falta o silêncio não se pode ouvir a voz de Deus, mas somente o barulho deste mundo tenebroso que ressoa nas almas que se deixam dominar por ele.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou coloca-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto."


E conclui sua exortação: "Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. Ou seja, não somos nós que julgamos a nós mesmos e muitos menos aos outros, mas todos sem exceção seremos julgados pelo justo Juiz no último dia. (cf. Hb 9,27).


De certo, as almas que deixam o mundo e o seu barulho, para ouvir o Senhor no silêncio sagrado da oração, passam a viver sob sua inspiração pondo em prática a Sua Divina Vontade que nasce da contrição do coração, do diálogo amoroso e do desejo de santidade com a qual O verá face a face no Reino dos céus.


Portanto, caríssimos, ouçamos com atenção estas palavras de santa Teresa de Calcutá: "Escuta em silêncio. Se o teu coração estiver a transbordar de milhões de coisas, não conseguirás ouvir a voz de Deus. Mas, assim que te puseres à escuta da voz de Deus no teu coração pacificado, ele encher-se-á de Deus. 


Isso exige muitos sacrifícios; mas, se temos realmente o desejo de rezar, se queremos rezar, temos de dar este passo. Este é apenas o primeiro passo, mas, se não o dermos com determinação, nunca alcançaremos a última etapa, a presença de Deus."


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox