Arquivo do blog

quarta-feira, 12 de maio de 2021

EM SINTONIA COM O ESPÍRITO SANTO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,12-15)(12/05/21)


Caríssimos, viver na intimidade do Espírito Santo é conhece-lo no modo como Ele se revela, isto é, falando por meio das ações e das palavras dos Patriarcas e dos Profetas; por meio do cumprimento das profecias, e principalmente por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Como Ele disse: “Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará."


De fato, conforme o Catecismo da igreja Católica: «Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus» (1Cor 2,11). Ora, o Seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer a Cristo, o seu Verbo, a sua Palavra viva; mas não Se diz de Si próprio. Aquele que «falou pelos profetas» faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, não O ouvimos; só O conhecemos no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. 


O Espírito da verdade, que nos «revela» Cristo, «não fala de Si próprio» (Jo 16,13). Tal ocultação, propriamente divina, explica porque é que «o mundo não O pode receber, porque não O vê nem O conhece», enquanto aqueles que creem em Cristo O conhecem, porque Ele habita com eles e está neles (Jo 14,17)." (CIC 687-688)


Com efeito, no Livro de Sabedoria meditamos sobre a Pessoa do Espírito Santo o seguinte: "Mais ágil que todo o movimento é a Sabedoria, ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória doTodo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade." (Sb 7,24-26)


Portanto, caríssimos, é o Espírito Santo quem conduz a Igreja à plenitude da Páscoa Eterna aonde todos seremos um, tal qual o Senhor Jesus nos ensinou: "Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim." (Jo 17,22-23).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox