Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,16-18)(25/9/23). 


1. Caríssimos, felizes são aqueles que têm o coração em Deus e cumprem fielmente os seus santos mandamentos, por isso, não se deixam levar pelos maus pensamentos, porque são contrários à prática da fé; mas, cultivam a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, formando o Corpo Místico de Cristo, isto é, a sua Santa Igreja (cf. Cl 1,18). 

2. Ora, isso significa que por meio do batismo Deus nos deu a graça de sermos seus filhos e filhas adotivos no Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; bem como nos ensina são Paulo: "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados." (Rm 8,17).

3. No Evangelho de hoje disse o Senhor: "Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha": com estas palavras, Jesus incentiva os seus discípulos a levarem uma vida irrepreensível, aconselhando-os a que velem constantemente sobre si mesmos, dado que estão postos sob o olhar de todos os homens, quais atletas num estádio, vistos por todo o universo (cf 1Cor 4,9).

4. E diz-lhes: «Não penseis: “Podemos ficar calmamente sentados, aqui escondidos neste cantinho do mundo”, porque sois visíveis para todos os homens, qual cidade situada no alto de um monte (cf Mt 5,14), qual luz que, no interior de uma casa, foi colocada no candelabro.
.
5. Eu acendi a luz da vossa lâmpada; compete-vos mante-la, não apenas para vossa vantagem pessoal, mas no interesse de todos os que a virem e forem por ela conduzidos à verdade. Se viverdes vigilantes, como quem é chamado a conduzir o mundo inteiro ao bem, nem as piores maldades poderão ensombrar a vossa luz. 
.
7. Assim pois, que a vossa vida corresponda à santidade do vosso ministério, para que a graça de Deus seja anunciada a todos». (são João Crisostomo). Portanto, fazer a vontade de Deus e ser santos, é o único objetivo de nossa vida neste mundo, como nos ensinou o Senhor: "Sede santos, assim como vosso Pai celeste é Santo." (Mt 5,48). Ou seja, a santidade não é um privilégio de poucos, mas um dom de Deus para todos. 
.
8. Destarte, para chegarmos a ela, precisamos percorrer o caminho que Jesus nos chama à percorrer com Ele; de fato, sabemos que o caminho é estreito e apertada é a porta, mas também sabemos que todos os que o seguiram, hoje vivem com Ele na felicidade eterna, na glória do Seu Reino.
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox