Arquivo do blog

sábado, 25 de novembro de 2023

QUANDO A ALMA SE TRANSFIGURA EM ETERNIDADE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 20,27-40)(25/11/23).

1. Amados irmãos e amadas irmãs, a ressurreição é uma graça infundida em nós pelo Espírito Santo, que recebemos no batismo, o qual nos concede a filiação divina, e nos capacita para o céu; é Dele que recebemos a felicidade Eterna

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

2. Caríssimos, a morte é uma lei que se cumpre naturalmente em todo ser vivente; promulgada como consequência do pecado original, foi vencida pelo sacrifício cruento de Cristo que nos amou e por nós se entregou ao Pai, para nos dar a remissão dos pecado, a ressurreição dos mortos, e a vida eterna.

3. No Evangelho de hoje os Saduceus que negavam a ressurreição dos mortos, ficaram estarrecidos com a resposta que o Senhor Jesus lhes deu a esse respeito: "Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. (Lc 20,40).

4. Comentando este Evangelho disse o Papa Francisco: "Jesus pretende explicar que neste mundo vivemos realidades provisórias, que terminam; por outro lado, no além, depois da ressurreição, já não teremos a morte como horizonte e viveremos tudo, mesmo os vínculos humanos, na dimensão de Deus, de modo transfigurado. 

5. Até o matrimônio, sinal e instrumento do amor de Deus neste mundo, brilhará transformado em plena luz na gloriosa comunhão dos santos no Paraíso. Os "filhos do céu e da ressurreição" não são uns poucos privilegiados, mas são todos os homens e mulheres, porque a salvação trazida por Jesus é para todos e cada um de nós. 

6. E a vida dos ressuscitados será semelhante à dos anjos (cf. v. 36), ou seja, todos banhados pela luz de Deus, todos dedicados ao seu louvor, numa eternidade cheia de alegria e de paz. 

7. Mas atenção! A ressurreição não é apenas o fato de ressuscitar depois da morte, mas é um novo tipo de vida que já experimentamos hoje; é a vitória sobre o nada que já podemos antever. A ressurreição é o fundamento da fé e da esperança cristãs! Se não houvesse referência ao Paraíso e à vida eterna, o cristianismo reduzir-se-ia a uma ética, a uma filosofia de vida. 

8. Pelo contrário, a mensagem da fé cristã vem do céu, é revelada por Deus e ultrapassa este mundo. Acreditar na ressurreição é essencial, para que cada ato de amor cristão não seja efêmero e um fim em si mesmo, mas se torne uma semente destinada a florescer no jardim de Deus e a produzir frutos de vida eterna. 

9. Que a Viem Maria, Rainha do céu e da terra, nos confirme na esperança da ressurreição e nos ajude a fazer frutificar em boas obras a palavra do seu Filho semeada nos nossos corações." (Papa Francisco). 

10. Amados irmãos e amadas irmãs, que a imortalidade já esteja presente em nós não há dúvida, porque Deus tudo criou para a eternidade, e ao soprar em nós o sopro da vida, isto é, a nossa alma, a morte natural jamais poderá atingi-la; ela atingirá tão somente o corpo que feito do amálgama da terra.

11. Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus a graça de fazermos tudo o que lhe agrada, para que no dia da sua Parusia, estejamos preparados, para sermos por Ele conduzidos à moradia eterna do Pai, o Reino dos Céus. Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox