Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

TESTEMUNHAR É DAR A VIDA POR AMOR AO REINO DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,11-15)(14/12/23)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus revela à humanidade quem é João Batista, qual é a sua missão e a grande importância de sua vinda. João foi enviado por Deus com a mesma missão do Profeta Elias, anunciar que Ele se faz realmente presente no meio do seu povo. 

2. Com efeito, João foi enviado também como o último dos profetas, para anunciar o cumprimento da profecia sobre a vinda do Messias; ele aquele que fecha o Antigo Testamento e abre o Novo, e foi enviado também como um dos sinais do fim dos tempos.
.
3. Escutemos então o que diz o Senhor Jesus sobre a pessoa de João: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele." (Mt 11,11). 

4. De fato, as verdades eternas trazidas por João Batista nos leva a aderir prontamente ao Senhor Jesus com todo o nosso coração no desejo de que venha logo o Reino de Deus e a sua justiça. E só não faz esse encontro com o Messias por meio do testemunho de João Batista quem não lhe deu a devida atenção. 
.
5. Com efeito, vivemos em meio às crises deste mundo e a pandemia foi um dos sinais de que a humanidade passou dos limites no que diz respeito às maldades aqui praticadas; pois, como vemos, está havendo uma profunda inversão de valores, começando pela perseguição generalizada à Cristo e aos cristãos; e tais perseguidores exaltam tudo o que é contra a fé e os bons costumes.
.
6. Portanto, caríssimos, mantenhamos a nossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, presente no meio de nós, como nos ensinou são João Batista: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Eu não sou digno nem de desatar as correias de suas sandálias, convém que Ele cresça e que eu diminua."
.
7. Destarte, acolhamos humildemente estas palavras de são Paulo: "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados." (Rm 8,16-17).
.
8. Comentando o Evangelho de hoje disse o Mons. Angelo Spina: "A vida austera e o testemunho corajoso de João Batista, que chegou até ao martírio, oferecem uma imagem concreta das escolhas que cada discípulo é chamado a fazer pelo Reino, que se manifesta precisamente onde os discípulos de Jesus estão dispostos a testemunhar corajosamente a sua fé em Deus, sem medo da oposição, tornando-se um sinal de contradição. 
.
9. Não se pode fazer parte do Reino de Deus permanecendo num palco, a vida não é um espetáculo a assistir mas uma experiência a viver, é preciso entrar em campo, aceitar o desafio. Jesus convida os seus discípulos a carregar a cruz, com ele e como ele. Como é que isso é possível? É preciso ter fé. 
.
10. A fé, antes de ser a capacidade de acreditar que Deus existe, é ainda mais a capacidade de acreditar que ele nos ama. O verdadeiro problema, então, não é convencer Deus a amar-nos, mas convencer-nos a nós mesmos a entregar-nos a esse amor, e isso torna-nos capazes de testemunhar. 
.
11. Santa Teresa de Lisieux escreveu: "O chamamento divino era tão urgente que, se tivesse de atravessar as chamas, tê-lo-ia feito para ser fiel a Jesus." (Mons Angelo Spina). Ora, sem dúvida alguma da parte do Senhor Jesus temos todas as graças para nos mantermos fiéis ao seu discipulado sem jamais nos cansar; decerto, aquele que se manter fiel até o fim será salvo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox