Festa da visitação de nossa Senhora (Lc 1,39-56) (31/5/24)
Arquivo do blog
-
▼
2024
(262)
-
▼
maio
(21)
- BEM-AVENTURADA ÉS TU QUE ACREDITASTE...
- SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI...
- SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE...
- DEIXAI VIR A MIM AS CRIANÇAS...
- O AMOR ESPONSAL É UM REFLEXO DO AMOR DE CRISTO POR...
- A NOSSA MAIOR ALEGRIA, NASCEU DA MAIOR DE TODAS AS...
- DEIXAMOS TUDO PARA TI SEGUIR...
- MARIA, MÃE DA IGREJA, NOSSA MÃE...
- SOLENIDADE DE PENTECOSTES...
- DEIXAR-SE GUIAR PELO SENHOR...
- ORAÇÃO DO SENHOR JESUS...
- JESUS REZA PELOS DISCÍPULOS...
- MARTÍRIO DE SÃO MATIAS...
- CORAGEM, EU VENCI O MUNDO
- A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA...
- VOU, MAS VOLTO PARA QUE A VOSSA ALEGRIA SEJA PLENA
- O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES...
- O PERFEITO AMOR LANÇA FORA O TEMOR...
- O SERVO NÃO É MAIOR QUE O SEU SENHOR...
- O MARTÍRIO É O SELO DA PERFEIÇÃO
- PERMANECEI NO MEU AMOR...
-
▼
maio
(21)
sexta-feira, 31 de maio de 2024
BEM-AVENTURADA ÉS TU QUE ACREDITASTE...
Festa da visitação de nossa Senhora (Lc 1,39-56) (31/5/24)
quinta-feira, 30 de maio de 2024
SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI...
SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI (Mc 14,12-16.22-26)(30/5/24).
domingo, 26 de maio de 2024
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE...
Solenidade da SS Trindade(Mt 28,16-20)(26/5/24)
DEIXAI VIR A MIM AS CRIANÇAS...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,13-16)(25/5/24).
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a oração é o Sopro do Espírito que dá vida à alma, a eleva em prece que chaga ao céu, aos ouvidos de Deus, que movido por sua Divina Misericórdia, age imediatamente em favor de todos os necessitados que clamam por salvação e paz.
.
2. Desse modo, rezar é muito mais do que fazer pedidos, porque a oração é o meio de comunicação mais eficaz entre o céu e a terra; é verdadeira comunhão entre os homens e Deus; entre aqueles que aparentemente nada podem ou podem muito pouco, com o Senhor que tem todo poder sobre o céu e sobre a terra.
.
3. Por isso, a oração é a graça de todo momento, porque dela precisamos a todo instante, como vimos no Evangelho de Lucas: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1).
.
4. De fato, em se tratando da fé, "tudo é possível ao que crê." Disse o Senhor. Então, nesse sentido, a oração é o canal por onde passam todas as graças derramadas em nossas almas, para nos manter unidos ao Senhor Jesus e entre nós pela ação do Espírito Santo (cf. Rm 8,26-27).
.
5. No Evangelho de hoje, os discípulos com suas restrições humanas tentam impedir o encontro entre as crianças e Jesus, ao que o Senhor os recrimina dizendo: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. (Mc 10,13-14).
.
6. De fato, ter uma criança como referencial é cultivar a inocência divina que recebemos como imagem e semelhança de Deus que somos. Com isso, Jesus nos ensina pelo exemplo das crianças, a mantermos a inocência que Ele nos deu como porta de entrada no Reino dos céus.
.
7. Com efeito, "O cristão que ora está unido a Cristo, participa de sua força de salvação e vive na alegria. De modo particular, a Eucaristia é a prece em que mais explicitamente se manifesta o agradecimento e a confissão dos pecados, a intercessão pelos doentes e a súplica pelo perdão das culpas de todos os homens." (Missal Cotidiano).
.
8. Destarte, cantemos com Santa Faustina Kowalska este belíssimo hino de louvor: "Sede bendito, nosso Criador e Senhor; tudo bendiga o Senhor com humildade, agradeça de toda a alma ao Criador, louvando a misericórdia da divindade. Caminha, terra inteira com seu verde chão, vai também mar insondável e profundo, que tua gratidão se torne amável canção e cante como a misericórdia é sem fundo.
.
9. Prossegue, esplendoroso Sol e mui brilhante, ide ter com Ele auroras resplandecentes, nas vossas puras vozes um só hino se cante, entoem a grande misericórdia em crescentes.
Ide, montes e vales, bosques e matagais, ide, lindas flores em hora matutina, que o diverso perfume de que desfrutais glorifique e adore a misericórdia divina.
.
10. Ide, belezas todas da terra inteira que o homem não cessa de admirar, ide todas adorar a Deus desta maneira, a inconcebível misericórdia glorificar. Vai, ó beleza indelével de toda a terra,
adora o teu Deus com grande humildade, que tudo em sua misericórdia se encerra, tudo clama quão grande é a divina bondade.
.
11. Mas, acima de todas essas belezas, há para Deus um mais agradável louvor: a alma pura, em confiança e certezas, que, pela graça, com Ele se une em amor." (Santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa - Diário (Fátima, Marianos da Imaculada Conceição, 2003), § 1750).
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
sexta-feira, 24 de maio de 2024
O AMOR ESPONSAL É UM REFLEXO DO AMOR DE CRISTO POR SUA IGREJA...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,1-12)(24/5/24).
quarta-feira, 22 de maio de 2024
A NOSSA MAIOR ALEGRIA, NASCEU DA MAIOR DE TODAS AS DORES...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,38-40)(22/5/24).
terça-feira, 21 de maio de 2024
DEIXAMOS TUDO PARA TI SEGUIR...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,30-37)(21/5/24).
segunda-feira, 20 de maio de 2024
MARIA, MÃE DA IGREJA, NOSSA MÃE...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 19,25-34)(20/5/24)
domingo, 19 de maio de 2024
SOLENIDADE DE PENTECOSTES...
sábado, 18 de maio de 2024
DEIXAR-SE GUIAR PELO SENHOR...
PEQUENO SERMÃO DE CADA(Jo 21,20-25)(18/5/24)
quinta-feira, 16 de maio de 2024
ORAÇÃO DO SENHOR JESUS...
quarta-feira, 15 de maio de 2024
JESUS REZA PELOS DISCÍPULOS...
PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 17,11b-19)(15/5/24)
terça-feira, 14 de maio de 2024
MARTÍRIO DE SÃO MATIAS...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-17)(14/5/24).
segunda-feira, 13 de maio de 2024
CORAGEM, EU VENCI O MUNDO
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,29-33)(13/5/24)
sexta-feira, 10 de maio de 2024
A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,20-23a)(10/5/24)
1. Caríssimos, as adversidades, contrariedades e todo tipo de luta espiritual que enfrentamos no nosso dia a dia, são fortes motivos para nos mantermos em estado de graça, pois, a fé no Senhor Jesus nos ensina que Ele é Deus e tem tudo sob controle, por isso, nada poderá abater seus filhos e filhas que Nele confiam e esperam.
2. Na primeira leitura de hoje vimos que em meios as perseguições que Paulo e seus colaboradores sofriam, eles mantiam o diálogo com o Senhor que lhes conduzia para se permanecerem confiantes e assim realizar a obra da evangelização à qual o Senhor lhes confiara.
3. E o resultado era o crescimento do número daqueles que se convertiam ao Senhor e passavam a fazer parte das ovelhas do seu rebanho, seguindo fielmente os seus ensinamentos transmitidos por seus enviados cuja missão salvífica cumpriam na íntegra.
4. "No Evangelho de hoje Jesus assegurou-nos: "vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria! Eu hei de ver-vos de novo! Então o vosso coração há de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria"(Jo 16,20.22). "Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa". (Jo 15, 11).
5. Existem momentos difíceis, tempos de cruz, mas nada pode destruir a alegria sobrenatural, que "se adapta e transforma, mas sempre permanece pelo menos como um feixe de luz que nasce da certeza pessoal de, não obstante o contrário, sermos infinitamente amados".
6. É uma segurança interior, uma serenidade cheia de esperança que proporciona uma satisfação espiritual incompreensível à luz dos critérios mundanos." (Papa Francisco, Gaudete et Exsultate).
7. Destarte, meditemos com estas palavras do Mons. Ângelo Spina: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: chorareis e ficareis tristes, mas o mundo se alegrará. Sereis afligidos, mas a vossa aflição transformar-se-á em alegria". Com isso, Jesus antecipa o que acontecerá depois da sua morte: o mundo alegrar-se-á e os seus ficarão tristes.
8. Na vida de fé, na caminhada com Jesus, é necessária a visão longa da profecia e da esperança, contra a visão curta do interesse próprio e do instinto. "A vossa aflição transformar-se-á em alegria", conclui Jesus, e para o explicar, traz o exemplo da mulher que dá à luz.
9. As dores do parto são, em intensidade, comparáveis às da morte. No entanto, a mãe sabe que se trata de uma dor pascal, ou seja, uma dor que resultará no nascimento de uma nova vida. Que energias imensas de vida e de amor devem conduzir a natureza a realizar uma passagem tão prodigiosa para um ser tão pequeno e indefeso. É a passagem pela morte que conduz a uma vida nova.
10. Este simbolismo insere-se perfeitamente no mistério pascal de Cristo, a sua passagem pela morte que conduz ao dom de uma vida nova, que os discípulos experimentarão misteriosamente. Mas esta é também a dinâmica real de toda a vida humana, que se configura como um nascimento.
11. Também nós, seguindo o exemplo de Jesus, nos encontramos como que dentro do ventre de uma mãe que nos dá à luz com dor a vida mais bela e plena. Todos os sofrimentos, dores, limitações e dificuldades que encontramos a nível pessoal e social não são mais do que as dores de parto da criação, que geme e sofre até ao nascimento definitivo dos filhos de Deus, que por isso, nutre a esperança da alegria sem fim."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
quinta-feira, 9 de maio de 2024
VOU, MAS VOLTO PARA QUE A VOSSA ALEGRIA SEJA PLENA
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,16-20)(09/5/24)
terça-feira, 7 de maio de 2024
O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,15-21)(07/5/24)
domingo, 5 de maio de 2024
O PERFEITO AMOR LANÇA FORA O TEMOR...
Homilia do 6°Dom da Páscoa (Jo 15,9-17)(05/5/24)
sábado, 4 de maio de 2024
O SERVO NÃO É MAIOR QUE O SEU SENHOR...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,18-21)(04/5/24)
sexta-feira, 3 de maio de 2024
O MARTÍRIO É O SELO DA PERFEIÇÃO
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,6-14)(03/5/24)
quinta-feira, 2 de maio de 2024
PERMANECEI NO MEU AMOR...
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,9-11)(02/5/24)