Arquivo do blog
-
▼
2018
(246)
-
▼
abril
(23)
- EU SOU A VIDEIRA, VÓS OS RAMOS...
- O ENCONTRO COM O SENHOR
- "O AMOR NÃO É AMADO..."
- SER TESTEMUNHAS DO SENHOR
- A HUMILDADE É A BASE DE TODAS AS VIRTUDES
- "EU SOU A PORTA DAS OVELHAS, QUEM ENTRA POR MIM EN...
- HOMILIA DO 4 DOM DA PÁSCOA - JESUS BOM PASTOR
- PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,60-69)
- COMUNGAR JESUS É SE TORNAR UM SÓ COM ELE
- "TÃO SUBLIME SACRAMENTO ADOREMOS NESTE ALTAR"
- CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO SANTO
- A FÉ É UM DOM DO ESPÍRITO SANTO E NÃO UM ENTE DE R...
- A INOCÊNCIA É A NOSSA MAIOR DEFESA
- À CAMINHO DO REINO DOS CÉUS
- "SOU EU. NÃO TENHAS MEDO."
- BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA J...
- UMA LINGUAGEM NOVA PARA UM VIVER NOVO
- A GRAÇA SALVÍFICA É PARA TODOS...
- "E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS."
- HOMILIA DO DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
- PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,9-15)
- ESCUTEMOS A VOZ DO
- VIVENDO NA PRESENÇA DE JESUS RESSUSCITADO
-
▼
abril
(23)
terça-feira, 17 de abril de 2018
A FÉ É UM DOM DO ESPÍRITO SANTO E NÃO UM ENTE DE RAZÃO
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,30-35)(17/4/18)
Caríssimos irmãos e irmãs, uma alma plena do Espírito Santo, é capaz de mostrar, por seu exemplo de vida e por suas palavras, os pecados daqueles que estão distantes de Deus sem que isto seja uma acusação, mas sim, uma revelação da necessidade de arrependimento, por isso, ela vem sempre acompanhada de um ato de misericórdia e do perdão que o Senhor oferece. Santo Estevão, mesmo condenado à morte, intercedeu por seus algozes: “Senhor, não os condenes por este pecado”.
Com isto, vemos que nenhuma oração acompanhada de um ato de misericórdia e de perdão deixa de ser ouvida e atendida pelo Senhor, e a prova é esta, a oração de Santo Estevão foi a graça que deu início à conversão de São Paulo, o grande apóstolo dos gentios que até hoje continua pregando a Palavra do Senhor pelos escritos que deixou. Felizes são aqueles que como Santo Estevão e São Paulo, permanecem em comunhão com o Senhor em qualquer situação da vida, pois, por essa união com Cristo são capazes de ver o céu aberto e Ele sentado à direita do Pai celeste.
No Evangelho de hoje, a multidão exigia sinais para crê; ora, a fé é um dom do Espírito Santo e não um ente de razão. Quem exige sinais para crê é incapaz de entender e corresponder ao que Deus nos ensina, porque querem reduzir a Sabedoria do Senhor aos critérios racionais e isso é impossível. Crer em Jesus é adentrar no mistério de sua cruz, pela graça do Espírito Santo, e viver a grande aventura de ser seu discípulo.
Conclusão: A vocação cristã é um chamado e uma resposta que significa pertença, adesão total à Cristo por meio do santo batismo, onde recebemos o dom do Espírito Santo e por Ele somos ensinados e conduzidos à um vida de santidade, como o Senhor mesmo nos ensnou: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”. (Jo 16,13).
Para se reinterar melhor sobre a ação do Espírito Santo, medite este artigo que escrevi em meu site: http://www.freifernando.net/visualizar.php?idt=4834569
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário