Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de maio de 2019

CHAMADOS E ENVIADOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 12,44-50)(15.05.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, existe um versículo do Livro de Provérbios que nos chama muito a atenção com relação à evangelização e a salvação da humanidade, diz ele: "O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos." (Pr 16,9). Em outras palavras, a obra da salvação humana pertence a Deus e é ele que a conduz por meio daqueles que Ele escolhe e envia.

Com efeito, é isso o que vimos na primeira leitura, onde o Espírito Santo escolheu Paulo e Barnabé para a missão evangelizadora na Igreja de Antioquia, onde pela primeira vez na história os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos. É maravilhoso perceber como isso aconteceu: "Enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo, disse: Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”.
.
Ora, a Pedagogia divina é a mesma desde o tempo dos Apóstolos, como nos ensinou São Paulo, "O Senhor é o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade." Vejamos, então, o conteúdo da Evangelização do Senhor: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou." Ou seja, Ele anuncia que é o enviado do Pai para toda a humanidade e que a visão da fé revela quem Deus é.
.
Caríssimos, o dom da fé é tão preciso que põe por terra toda dúvida e insegurança que se apresentam tentando nos confundir; pois, gera a esperança e a convicção de que o Senhor está no comando; basta que a vivenciamos como vimos na primeira leitura. Portanto, crer em Jesus é conviver com Ele ressuscitado em nosso meio pela ação do Espírito Santo, e fazer tudo o que Ele nos ensina por meio dos seus escolhidos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox