Arquivo do blog

terça-feira, 15 de março de 2022

SENHOR, LIVRAI-NOS DO PECADO DA HIPOCRISIA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,1-12)(15/03/22)

Caríssimos, a vida vivida de acordo com a fé requer coerência na prática da mesma, ou seja, crer em Deus é viver em tudo segundo a Sua Santa Vontade, caso contrário, não existe coerência entre o que se crê e o que se vive. É isto o que nos mostra a liturgia de hoje a começar pela primeira leitura em que o Profeta Isaías conclama o povo voltar-se para Deus de todo coração, porque vivia mergulhado numa fé aparente sem um mínimo de coerência.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus alerta a multidão e os seus discípulos quanto a hipocrisia dos escribas e fariseus: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo."

De fato, tal hipocrisia consiste em usar a fé para obter vantagens materiais, religiosas, sociais e políticas, por meio da manipulação do povo simples; vivendo uma fé aparente repleta de superficialidade desdenhando da verdadeira fé. E foi por tirar-lhes tais máscaras revelando as suas perversões e incoerências, que o Senhor Jesus foi odiado, perseguido e morto cruelmente por eles.

Portanto, caríssimos, escutemos atentamente este ensinamento de são Tiago: "Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas.

Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder." (Tg 1,21-25).

Destarte, a liberdade que Deus nos deu nos torna livres plenamente quando o obedecemos por amor; caso contrário, seremos escravos do pecado e do mal que nele reside; e desse modo, perdemos o livre arbítrio que havíamos recebido de Deus, como nos ensinou o Senhor Jesus: "Todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo." (Jo 8,34b).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox