Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de março de 2022

AS EVIDÊNCIAS DA FÉ E O NOSSO ENCONTRO COM DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,17-19)(23/03/22)

Caríssimos, o discipulado de nosso Senhor Jesus Cristo tem como fundamento a sua Presença Real em meio a nós, nos conduzindo pelo caminho da santidade que nos leva a vida eterna; para isso, Ele nos dá as evidências da fé que nos faz viver em constante comunhão de amor com Ele, com o Pai e o Espírito Santo; e entre nós que o seguimos.

E quais são essas evidências? A Sua Santa Igreja, tendo à frente os sucessores de Pedro, atualmente o Papa Francisco; os seus ensinamentos presente nas Sagradas Escrituras que ela transmite fielmente; os Santos Sacramentos, em especial a Santa Eucaristia que é a Sua Presença Real; o testemunho dos Santos e Santas de todos os tempos, e o nosso testemunho, pois, crer no Senhor é conviver com Ele pela oração e a vivência da Sua Palavra.

O Papa Emérito Bento XVI discorrendo sobre a evidência de Cristo conosco, disse: "A fé não significa apenas aceitar um certo número de verdades abstratas sobre os mistérios de Deus, do homem, da vida e da morte, das realidades futuras. A fé consiste numa relação íntima com Cristo, uma relação baseada no amor Daquele que nos amou primeiro (cf. 1Jo 4,11), até à oferta total de si mesmo. 

Que outra resposta podemos dar a um amor tão grande, senão a de um coração aberto e pronto a amar? Mas o que significa amar a Cristo? Significa confiar Nele mesmo na hora da provação, segui-lo fielmente também na Via Crucis, na esperança de que em breve chegará a manhã da ressurreição. Confiando-nos a Cristo não perdemos nada, mas ganhamos tudo. Em suas mãos nossa vida adquire seu verdadeiro sentido.

O amor a Cristo se expressa no desejo de sintonizar a vida com os pensamentos e sentimentos de seu Coração. Isso se realiza através da união interior baseada na graça dos sacramentos, fortalecida pela oração contínua, louvor, ação de graças e penitência. Não pode faltar uma escuta atenta às inspirações que Ele suscita através da sua Palavra, das pessoas que encontramos, das situações da vida quotidiana.

Amá-lo significa permanecer em diálogo com ele, conhecer sua vontade e realizá-la prontamente. Mas viver a fé como relação de amor com Cristo significa também estar disposto a renunciar a tudo o que constitui a negação do seu amor. Por isso Jesus disse aos Apóstolos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos". (Bento XVI - Santa Missa em Varsavia, 26/5/2006).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox