Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

O QUE SAI DO HOMEM É O QUE O TORNA IMPURO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,14-23)(08/02/23)


Amados irmãos e amadas irmãs, sejam bem-vindos à nossa meditação diária; estamos no tempo a caminho da eternidade; e a qualquer momento este fenômeno chamado morte vai acontecer; preparemo-nos, então, pela oração e a prática das virtudes eternas.

Meditemos com amor e atenção o pequeno sermão de hoje.

Caríssimos, conhecemos a miséria humana causada pelos pecados que se multiplicam a cada dia como uma epidemia sem controle que destrói a todos que contamina. É assim que se encontra atualmente a humanidade ferida pelo pecado que a infecta destruindo as graças que nos foram alcançadas por nosso Senhor Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus Pai, por seu sacrifício de cruz.

Com efeito, a nossa vida é o paraíso que Deus nos deu para vivermos em comunhão com Ele neste mundo, todavia, como meditamos na primeira leitura, tudo nos foi dado neste paraíso, menos o pecado representado pela árvore do conhecimento do bem e do mal, isto é, a desobediência que nos desliga de Deus, levando-nos à morte como resultado de sua prática nefasta.

Em outras palavras, isto significa cair no pecado do orgulho e da soberba; fechar-se em si mesmo e para a graça de Deus; tornando-se presa fácil do maligno, inimigo cruel de nossas almas. Pelo contrário, quem vive fecundado pela virtude da obediência se abre à graça de Deus e se deixa conduzir por Ele em todos os sentidos da vida, não deixando espaço para o maligno. 

De fato, como disse o Profeta Jeremias: "Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor! Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos." (Jr 17,7-8).

No Evangelho de hoje disse o Senhor Jesus às multidões: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. E são Marcos conclui: "Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros."

Ou seja, “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. (Mc 7,14-23).

Portanto, caríssimos, "dificuldades existem e sempre existirão na vida, mas confiando em Deus todo obstáculo é superado e transformado. O Senhor Jesus veio não só para levar sobre Si os pecados do mundo, mas também nossos problemas, tristezas e nos dar Sua paz, e a força para transformar a dor em amor." (Frei Salvatore, OFMConv.)

Destarte, a alma humilde está sempre disponível para Deus, como vimos acontecer com Maria Santíssima, a mãe de Jesus e nossa mãe: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38b).

Peçamos, então, ao Senhor Jesus a graça da humildade e a disponibilidade para realizarmos em tudo a sua Divina Vontade em vista da salvação de todos. Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox