Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ORAÇÃO, HUMILDADE E PERSEVERANÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,24-30)(09/02/23)


Caríssimos, o mistério da criação é revelado por Deus às suas criaturas à medida que interage com elas lhes dando conhecer a sua vontade e como devem proceder com profundo respeito para com Ele e entre si mesmas; especialmente ao homem e à mulher, criados à sua imagem e semelhança, dotados de alma imortal, revelou que criou todas as coisas tendo em vista o bem de todos.

Com efeito, pelo relato da primeira leitura do livro de Gênesis, o Senhor Deus revela alguns detalhes da sua sabedoria criadora: o motivo da criação tem em Adão e Eva o centro; por isso, todas as outras criaturas lhes são submetidas; menos seus semelhantes, pois estes se completam por trazerem em si a unidade perfeita; de forma que ao se esposarem, homem e mulher, se tornam uma só carne. 

Decerto, o homem recebe a missão de dar nome à todas as coisas, isto significa, identifica-las para que não haja confusão alguma, mas sim, o entendimento de sua essência, ou seja, elas são únicas como o seu Criador. Por fim, Deus revela que Ele mesmo as sustenta com a sua divina providência lhes dando o necessário para que nada lhes falte, contanto que obedeçam à sua Palavra para que permaneçam em comunhão com Ele, para não se perderem.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus continua a revelação do início da criação, desta feita nos revela como devemos nos aproximar de Deus pela oração humilde que reconhece o seu poder de nos libertar dos males que nos aflige quando Dele nos afastamos. É interessante notar que a mulher cananéia vivia fora das fronteiras da terra prometida, no entanto, por sua fé, esperança e caridade alcançou a graça suplicada por reconhecer-se humildemente como obra das mãos de Deus.

Portanto, caríssimos, o batismo nos identifica com Cristo e com a sua missão, pois nele recebemos o Espírito Santo, como nos ensina o Profeta Isaías: "O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos." (Is 61,1-2).

Destarte, que essa identificação gravada em nossas almas com o um selo do Espírito Santo, jamais seja negligenciada pela nossa falta de oração; pela desobediência à Palavra de Deus, e pela falta de comunhão com os nossos irmãos e irmãs; que a nossa vida seja realmente um reflexo da presença de Cristo neste mundo a caminho do Reino de Deus, e que todas as nossas ações sejam conduzidas pelo Espírito Santo. Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox