Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de março de 2024

HOMILIA DO 4 DOM DA QUARESMA...


 Homilia do 4°Dom. da Quaresma (Jo 3,14-21)(10/3/24)

.
1. Amados irmãos e irmãs, existe neste mundo e em meio à invisibilidade da criação uma dicotomia, isto é, uma divisão nítida da realidade, claramente perceptível pelos efeitos causados devido os pecados consentidos e praticados. E para discernirmos isto basta olharmos e identificarmos o bem e o mal que está no mundo e de que lado dessa dicotomia nós estamos. 
.
2. Com efeito, tal dicotomia se distingue por meio das palavras Verdade; Mentira, de forma que todo pecado é uma mentira que se distancia da verdade a cada passo dado para o encontro com o maligno, pai da mentira e de todos os mentirosos. 
.
3. De fato, tudo para nós começa aqui e tem sua continuidade na eternidade, a partir das escolhas e decisões que tomarmos. Por isso, é preciso dizer sempre não à todo tipo de mentira que quer ser acolhida como se fosse verdade, mas que da verdade não tem absolutamente nada, porque má e só vem do mal. 
.
4. A Verdade é Jesus Cristo, o Filho de Deus Vivo, que enviado pelo Pai a este mundo dissipa toda e qualquer mentira na visibilidade e invisibilidade da criação. Bem como nos ensina são João: "Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio." (1Jo 3,8).
.
5. Com efeito, a fé que Deus nos deu no batismo por meio do Seu Espírito, nos leva à unidade perfeita com Cristo, autor e consumador de nossa Salvação; com Ele, por Ele e Nele nos sentimos seguros sem medo do futuro juízo que se aproxima à cada instante de nossa partida deste mundo; todos os que morreram já foram pessoalmente julgados (cf. Hb 9,27).
.
6. O Evangelho de hoje revela que o Senhor Jesus é o Sinal que Deus nos deu para à nossa adesão à Ele que é o Pai de nossas almas e a nossa Fonte inesgotável de vida e santidade. “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna." (Jo 3,14-15).
.
7. Falando sobre esta adesão à Cristo, São Paulo, na segunda leitura nos mostra como Deus realizou por seu Filho a nossa redenção: "Irmãos, Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos!" (Ef 2,4-5).
.
8. Decerto, vejamos, então, aos sinais dessa dicotomia ora em ação: o sinal da verdade é a paz, a unidade, o amor, a perfeita comunhão com o Senhor. O sinal da mentira é a divisão, a discórdia, a intriga, a confusão; por isso, quem carrega essa pecha na alma nunca tem paz, só vive criticado, condenando, se lamentando, arruinando a própria vida e tentando arruinar a vida dos outros. 
.
9. Portanto, caríssimos, "O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus." (Jo 3,19-21).
.
10. Destarte, "Deus é humildade: se o homem sabe colocar-se alegremente no último lugar, aí encontra Deus; mas se está cheio de orgulho, opõe-se a Deus, perde-o e cai num turbilhão de infelicidade. Deus é perdão: se o homem perdoa, o seu coração bate em uníssono com o Coração de Deus; mas se vive a vingança, separa-se do mistério de Deus e a paz morre dentro de si. 
.
11. A aceitação ou a rejeição de Deus é algo que experimentamos todos os dias: "Quem pratica a verdade vem para a luz...; quem pratica o mal odeia a luz" (João 3,21). Estamos compondo e preparando a nossa própria eternidade todos os dias." (Cardeal Ângelo Comastri). Em suma, é este o sentido da nossa vida neste mundo, amar a Deus e se deixar amar por Ele, e tudo isso a partir do sacrifício do seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox