Arquivo do blog

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Quem ama o Senhor Jesus perfeitamente, tem a vida eterna...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 20,1-2.11-18)(22/7/24)

.
1 Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa litúrgica de santa Maria Madalena, que segundo os relatos dos Evangelhos, foi a primeira anunciadora do maior acontecimento da história da humanidade, a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo seu exemplo de vida, vemos como o Senhor transforma a nossa vida, para seguirmos o rumo ao Reino dos céus.
.
2. Maria Madalena foi a prostituta, da qual Jesus expulsou sete demônios (cf. Lc 8,2), transformando-a em uma fiel seguidora e apóstola de Sua ressurreição. "Ela é mencionada entre os discípulos de Cristo, auxiliando-os com suas posses (cf. Lc 8,2-3); esteve presente ao pé da cruz (cf. Mt 28,1) e mereceu ser a primeira a ver o Redentor resuscitado na madrugada do dia de Páscoa (cf. Mc 16,9)." (Liturgia das horas).
.
3. Comentando este Evangelho, São Gregório Magno (Sec. VI), nos mostra que foi o ardente amor de Maria Madalena por Jesus e sua perseverança em procura-lo em sua sepultura que a fez encontra-lo ressuscitado ao ouvi-lo chamar o seu nome: "Então Jesus disse: Maria!" (Jo 20,16).
.
4. "Foi como se lhe dissesse abertamente: 'Reconhece aquele por quem és reconhecida. Não é entre outros, de maneira geral, que te conheço, mas especialmente a ti.' Maria, chamada pelo próprio nome, reconhece quem lhe falou; e imediatamente exclama: Rabuni, que quer dizer Mestre (Jo 20,16). Era ele a quem Maria Madalena procurava exteriormente; entretanto, era ele que a impelia interiormente a procura-lo."
.
5. Portanto, caríssimos, Deus se fez homem, por seu Filho, Jesus Cristo, no ventre de sua Mãe, a Virgem Maria; entrou na finitude da nossa natureza para nos dar a certeza de que a vida é eterna, por isso, podemos nos alegrar como Maria Madalena o fez ao encontrar Jesus Ressuscitado e Nele permanecer, porque muito o amou.
.
6. Meditemos com atenção estas palavras de São Bernardo: "O retorno da alma é a sua conversão ao Verbo, para que Ele a reforme e a torne conforme a Si mesmo. Em quê? No amor. Por esta conformidade, a alma desposa o Verbo. Já semelhante a Ele por natureza, torna-se semelhante a Ele também por vontade, amando-O como Ele a ama. Se ela o ama perfeitamente, o seu matrimônio está consumado. 
.
7. E não há coisa mais alegre que esta conformidade; não há coisa mais desejável que este amor. O amor do Esposo, ou melhor, o Esposo que é amor apenas pede amor e fidelidade recíprocos. Deixemos, pois, que a amada responda com amor. E como deixará de amar, ela que é a esposa do Amor? Como poderia o Amor não ser amado?"
.
(São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja - Sermão sobre o Cântico 83, 2-3.5; SC 511).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox