Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

MEMÓRIA DO SANTÍSSIMO NOME DE JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,29-34)(03/01/25)

.
1. Caríssimos, hoje a Igreja faz memória do Santíssimo nome de Jesus. Ora, o nome de uma pessoa na Sagrada Escritura significa não somente a sua identidade, mas também a missão que Deus lhe confia para que se realize as suas maravilhas na vida de quem o traz e de todos. 
.
2. Foi o que revelou o anjo Gabriel à são José ao anunciar-lhe o nascimento do menino Jesus. Disse ele: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados."
.
3. Decerto, o Santíssimo Nome de Jesus que todos os batizados trazem gravado em suas almas, é o selo da redenção para que vivamos a plena comunhão com Ele e assim sigamos fielmente os seus passos rumo ao Reino dos Céus. 
.
4. Pois, o Senhor Jesus foi enviado por Deus, nosso Pai celestial, para perdoar os pecados da humanidade e nos dar o Espírito Santo para reconciliar-nos com Ele; e nessa condição, nos mantermos fiéis até o fim dos nossos dias neste mundo.
.
5. No Evangelho de hoje João Batista quando avistou Jesus vindo ao seu encontro, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Isso significa que o nome de Jesus tem todo poder sobre o céu e sobre a terra e sobre toda a criação. 
.
6. Bem como nos ensinou são Pedro: "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." Por isso, "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Jl 3,1-5).
.
7. Escutemos então o que escreveu são Paulo a esse respeito: "Por isso, eu vos declaro: ninguém, falando sob a ação divina, pode dizer: Jesus seja maldito e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo." 
.
8. Desse modo, compreendemos que a invocação do Nome de Jesus é uma graça que nos é dada pelo Espírito Santo para sermos fiéis até o fim na luta contra o pecado, e para a maior glória do Santíssimo Nome de Jesus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A humildade é a virtude pela qual recebemos todas as graças e bênçãos de Deus


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,19-28)(02/01/25)

.
1. Caríssimos, Deus é amor, é Santo, é o Sumo Bem, é Eterno; tudo sem Ele, é vazio infinito. Ora, os que negam que Deus existe, fazem isso porque o expulsaram dos seus corações por querer submete-lo à seus caprichos, por não obedecerem aos Seus Santos Mandamentos. Por isso, negam também o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
2. São João na primeira leitura de hoje, nos ensina que essa negação de Deus é fruto da mentira. Diz ele: "Caríssimos: Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. 
.
3. Quem confessa o Filho possui também o Pai." E acrescenta: "Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna."
.
4. Com efeito, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" diz o salmista (Sl 110,10), e se é o princípio da sabedoria, também é o início do bom caminho que precisamos percorrer. É ele que provoca o verdadeiro arrependimento, a confissão e o perdão dos pecados. 
.
5. De fato, o temor do Senhor leva o orgulhoso arrepender-se e lhe permite escutar a voz daquele que prega no deserto, mandando percorrer o caminho e mostrando por onde começar: «Arrependei-vos, porque está próximo o Reino do Céu» (Mt 3,2; cf 4,17).
.
6. Comentando o Evangelho de hoje disse o Papa Francisco: "A voz do Batista continua a clamar nos desertos da humanidade de hoje, que são as mentes fechadas e os corações duros, e provoca-nos a interrogar-nos se estamos realmente a percorrer o caminho certo, vivendo uma vida segundo o Evangelho. 
.
7. Hoje como então, admoesta-nos com as palavras do profeta Isaías: "Preparai o caminho do Senhor!" (v. 4). É um convite premente a abrir o coração e a acolher a salvação que Deus nos oferece sem cessar, quase obstinadamente, porque quer que todos sejamos livres da escravidão do pecado."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

A maternidade divina de Maria...


 Sol. de Santa Maria, Mãe de Deus (Lc 2,16-21)(01/01/25).

.
1. Caríssimos, a compreensão do grande mistério da maternidade divina de Maria Santíssima, só é possível mediante a revelação que Deus faz na Sagrada Escritura nos dando a fé para compreendê-lo. 
2. Ora, em nossa naturalidade a mãe é aquela que gera a vida natural com a colaboração do pai, tornando assim possível a nossa existência como acontece a cada nascimento de uma nova vida.
.
3. Tadavia, em se tratando da Fonte Eterna da Vida, somente Deus é o seu autor, e nossos pais seus colaboradores nessa grande dádiva do seu mistério criador. Desse modo, no momento em que é gerada a vida natural, no mesmo instante Deus cria a alma imortal nos dando a possibilidade de vivermos em comunhão com Ele aqui e por toda a eternidade.
.
4. Porém, com o advento do pecado essa comunhão com o Senhor ficou estremecida, mas, não rompida definitivamente, pois, ao dizer, "crescei-vos e multiplicai-vos," Ele manteve a sua Palavra nos dando a esperança da salvação por meio da encarnação do seu Filho, nascido da Virgem Maria, sem a incursão do homem, por isso, nasce sem pecado, porque em Deus não existe pecado.
.
5. Portanto, caríssimos, Maria Santíssima é a Mãe de Deus, porque Deus em seu infinito amor, e a redimiu, isto é, a tornou imaculada em vista do nascimento do seu Filho amado, gerado pelo Espírito Santo, como redentor de toda a humanidade. 
.
6. De modo que, em Maria tudo é santo, porque Deus é infinitamente Santo e se uniu à ela, para nos gerar em Cristo como seus filhos e filhas, para a vida eterna. Por isso, Maria Santíssima é o Modelo Perfeito da Santa Igreja da qual nascemos no batismo pela água e pelo Espírito Santo.
.
7. Destarte, não tem como compreender esse grandíssimo mistério de nossa fé, só com as luzes da razão sem o auxílio da graça de Deus; pois, é o Espírito Santo, que recebemos no batismo, que nos dá a compreender e a participar dele diretamente.
.
Paz e bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Firefox