PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 16,13-23)(07/08/25)
.
1. Caríssimos, frequentemente somos provados em nossa fé, nós que estamos passando pelo deserto deste mundo, aonde parece que Deus está ausente; é como se tudo fosse desmoronar; aonde a esperança não mais se faz tão viva; e enfim, onde parece que tudo vai nos faltar. É isso o que vimos na primeira leitura, visto que em pleno deserto, faltou ao povo eleito o elemento essencial da vida, a água.
.
2. Ora, e como tudo na vida dos que creem vem da fé, ao ser pressionados, Moisés e Aarão recorreram ao Senhor que fez brotar da pedra bruta uma torrente de água que saciou a todos, homens e animais, por todo o tempo da peregrinação no deserto, e isso se tornou para eles um sinal da presença real de Deus em seu meio.
.
3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus fez uma pergunta essencial que todos precisamos responder sem duvidar ou fugir dela: "E vós, quem dizeis que eu sou?” De fato, pelas respostas dadas vimos que somente Pedro, por inspiração divina, respondeu perfeitamente.
.
4. Ora, mas, nem isso, o fez tão firme como pretendia, pois, logo que o Senhor lhe apresentou o deserto pelo qual haveria de passar para cumprir a vontade do Pai, Pedro o rejeitou prontamente, e por isso foi reprovado pelo Senhor a fim de que se corrigisse do seu erro.
.
5. Decerto, nós que neste momento passamos pelo duro deserto deste mundo cheio de provações e dasafios da nossa fé, rumo ao Reino dos céus, precisamos identificar o Senhor Jesus, não apenas com palavras, mas sim, com a nossa adesão e o nosso amor incondicional a Ele, amparados pela prática das virtudes do Evangelho, e assim o testemunhar como Aquele que tanto nos amou e se entregou ao Pai em sacrifício de expiação para a nossa salvação.
.
6. Portanto, caríssimos, não importa quanto tempo ainda temos para a nossa Páscoa definitiva, o que importa é a resposta que damos ao Senhor Jesus na certeza de que estamos na barca de Pedro, a Santa Igreja, que Ele lhe confiou com estas palavras: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
.
7. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,16-19).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário