PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,1-6)(22/01/25)
.
1. Caríssimos, a intransigência é um veneno espiritual capaz de envenenar as almas contaminadas por ela, impedindo-as de receber às graças que Deus lhes concede. Na sua Carta a Tito, assim escreveu São Paulo: "Para os puros todas as coisas são puras.
.
2. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática o renegam, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra." (Tt 1,15-16).
.
3. O Evangelho de hoje nos mostra quanta intransigência sofreu o Senhor Jesus da parte de seus perseguidores, por não acolherem o seu ensinamento e nem os sinais que realizava confirmando que Ele era o Messias enviado pelo Pai em cumprimento da sua promessa a Abraão.
.
4. De fato, a Lei e os profetas apontam sempre para a vinda de Cristo e do seu reino de justiça e paz. Ora, isso nos leva a compreender que a fé é dom do Espírito Santo e sua prática requer a renúncia da própria vontade, para assim realizarmos em tudo a vontade de Deus que nos liberta de todo mal.
.
5. Com efeito, a Lei e os profetas são a evidência da presença divina no meio de nós; são a voz de Deus escrita que nos põe em plena comunhão de amor com Ele e entre nós; por isso, não podem ser interpretados conforme a própria vontade; porque são o pedagogo que nos conduz a Cristo.
.
6. Ora, mas, quando o pecado toma conta do coração dos homens, eles deixam o amor pelo ódio; a verdade pela mentira; a paz pela violência; por isso, no Evangelho de hoje, após a cura do homem com a mão paralisada, "os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo." (Mc 3,6)
.
7. Portanto, caríssimos, esta liturgia de hoje nos mostra que não estamos aqui como juízes ou acusadores uns dos outros, mas como irmãos que se amam e se perdoam mutuamente, como Cristo Jesus nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13,34-35).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário