Arquivo do blog

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Dificilmente um rico entra no Reino de Deus...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 19,23-30)(19/08/25)

.
1. Caríssimos, meditando o que o Senhor nos ensina na liturgia de hoje, vemos que somente com o seu poder, resistimos ao mal e o vencemos; com efeito, no Evangelho de São João, Ele já o havia dito: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).
.
2. Ora, isso significa que não devemos pôr nossa segurança nas coisas que passam, pois, como tudo na vida, as coisas só têm sentido quando nos levam a cumprir a vontade de Deus, e isso quando delas usufruímos com o propósito do bem comum; caso contrário, é vão todo esforço que aqui se faz com a intenção de acumular para si os bens que passam.
.
3. Infelizmente, a riqueza material tem sido a fonte da perdição eterna para muitos que se apegam a ela se esquecendo que deste mundo nada levamos a não ser as virtudes eternas que aqui cultivamos como tesouros que ajuntamos no céu para deles usufruírmos quando lá chegarmos. 
.
4. De fato, esquife não tem gavetas, nem mortalha tem bolsos, ou seja, tudo o que é matéria não passa de cinza que se esvai com o fim de todas as coisas. Por isso, escutemos atentamente o Senhor: "Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!" (Mt 5,3).

5. "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração." (Mt 16,28;6,19-21).
6. Comentando esse Evangelho disse são Charles de Foucauld: "Deus não vinculou a salvação à ciência, à inteligência, à riqueza, a uma longa experiência, a dons raros que nem todos receberam; vinculou-a a algo que está ao alcance de todos, absolutamente todos," vinculou-a à virtude da pobreza dando Ele mesmo o exemplo. 

7. "Tenhamos esperança, pois que, pela misericórdia de Deus, a salvação está muito perto de nós, está nas nossas mãos, e basta-nos um pouco de boa vontade para a alcançar." 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox