PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,39-42)(12/09/25)
1. Caríssimos, existe uma tentação que nos impulsiona a usar de juízo de valor com os outros, ou seja, medindo-os com as nossas medidas, mesmo sabendo que nenhum de nós seja justo ou inocente diante de Deus, pois não passamos de um sopro.
2. E com isso não percebemos que ao emitirmos tais juízos trazemos para dentro de nós todos os pecados julgados e a imagem negativa dos que julgamos; e isso ocupa o espaço da misericórdia divina em nossas almas nos tirando a paz e a alegria de viver.
3. Com efeito, os maus juízos nascem no coração dos que vivem, não conforme os santos ensinamentos de Cristo, mas conforme o individualismo e a hipocrisia que os invade quando emitem juízos temerários esquecendo que na verdade julgam e condenam à si mesmos.
4. Por outro lado, os que não julgam os outros como o Senhor Jesus nos ensina, usam sempre de misericórdia, porque sabem que serão julgados do mesmo modo que julgarem os outros, ou seja, não somos juízes uns dos outros, mas irmãos e irmãs à caminho do juízo final.
5. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus enfatiza o quanto é perigoso usar de juízo temerário, pois quem o faz deixa de lado a sua misericórdia, desprezando com isso, a bondade e o amor de Deus, para ceder a tentação da inimizade e da divisão, atitudes tipicamente maléficas portadoras da maledicência e calúnia, que tornam a convivência humana um verdadeiro inferno.
6. Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor e ponhamos em prática a Sua Santa Palavra: "Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. (Lc 6,41-42).
7. Destarte, fiquemos atentos, pois, é assim que seremos julgados pelo justo Juiz de nossas almas; bem como nos ensinou são Tiago: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário