PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,1-3)(19/09/25).
1. Caríssimos, a liturgia de hoje trata do seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, de como o seguimos, e nesse sentido ela nos faz distinguir claramente como vivermos a experiência de sermos seus verdadeiros discípulos, bem como nos ensinou São João: “Aquele que afirma permanecer em Cristo deve também viver como ele viveu.” (1Jo 2,6).
2. Certamente, o seguimento de Cristo é feito da renúncia da própria vontade e dos desejos carnais; do desapego às coisas materiais e da obediência incondicional, para vivermos plenamente a vontade de Deus por meio da oração, da penitência e da prática de sua divina palavra; de forma que, sem esses requisitos, jamais poderemos dizer que somos verdadeiros discípulos de Cristo.
3. De fato, existem algumas motivações pelas quais alguns se dizem seguidores do Senhor, mas, na verdade, tais motivações são meios espúrios através dos quais esses pretensos seguidores se apresentam como verdadeiros discípulos enganando a muitos; quando, na realidade, não passam de lobos ferozes vestidos de pele de ovelha.
4. Comentando esse Evangelho, disse o saudoso Papa Francisco: “Como eu sigo Jesus? Há vaidade no meu seguimento? Há um desejo de poder? Há um desejo de dinheiro? Será bom para nós examinar um pouco o nosso coração, a nossa consciência sobre a intenção correta de seguir Jesus.
5. Eu o sigo somente por Ele? E este é o caminho da santidade. Ou eu O sigo, mas também para ter alguma vantagem para mim mesmo? E isso não é cristão.
6. Peçamos ao Senhor a graça de nos enviar o Espírito Santo para que O sigamos com retidão de intenções: só por Ele, sem vaidade, sem vontade de poder nem de dinheiro.” (Papa Francisco, meditação matinal, 5/5/14).
7. Portanto, caríssimos, “não basta dizer Senhor, Senhor para entrar no reino dos céus”, porque o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo é fundamentado na obediência incondicional à vontade do Pai, como Ele mesmo nos ensinou por palavras e com a própria vida.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário